Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 10 de setembro de 2024 às 3:00 h | Autor:

Aleixo e kirimure são campeões em Veneza

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Aleixo Belov
Aleixo Belov -

A conquista do prêmio principal de melhor filme e aventura, na categoria curta-metragem, pelo documentário “Belov: uma vida no mar” projeta kirimure (Baía de Todos os Santos) em alcance mundial como capital da Amazônia Azul.

A vitória obtida pelo precoce cineasta Tiago Abubakir, 21 anos, foi motivo de comemoração nas trocas de mensagens do cibergrupo kirimure, criado por ativistas marinhos.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Foi Aleixo Belov quem deu a notícia, ao acordar um dos fundadores do grupo, e articulista do jornal A TARDE desde 2008, Lourenço Mueller, o "grande artilheiro" do renomado "team" náutico.

- O efeito é a repercussão internacional da “maternidade navegante”, como o ucraniano de nascimento e baiano de coração costuma referir nossa kirimure - disse Lourenço Mueller.

Admirado por suas navegações em solitário no seu barco Três Marias, e mentor do Museu do Mar, no Santo Antônio, Aleixo Belov será proporcionalmente homenageado por seus camaradas de luta pelo privilegiado ambiente marinho, do qual transformou-se em liderança, alcançando a mística de uma criatura anfíbia, embora mais capacitada a viver no mar, vindo a terra firme apenas por necessidade.

As boas notícias não param de inundar o ambiente digital. No Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, em parceria com a Marinha do Brasil, o projeto Baleia Jubarte mantém ponto fixo de avistagem de baleias no alto do Farol todos o dias das 9 às 18 horas: os visitantes podem utilizar binóculos com a orientação de equipe de pesquisadores. Já o Saveiro Clube da Bahia abriu inscrições para a 47ª edição da Regata Lixo Zero em 18 milhas náuticas, aproximadamente 33 quilômetros, envolvendo ações ambientais.

Ciranda do Saber

O Projeto Ciranda do Saber, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), é o destino perfeito para livros aguardando doação nos lares baianos. Criada em 2016, a iniciativa objetiva a troca e a doação de livros na Corte baiana, criando um ambiente propício à disseminação do saber e ao estímulo da educação continuada. As ações promovem o acesso à leitura e à informação, indo além das bibliotecas tradicionais e alcançando locais de grande circulação.?? Por meio do projeto, tanto servidores quanto o público externo podem contribuir com o acervo de livros disponíveis e de encontrar novas obras para enriquecer seu repertório intelectual.?

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco