Alta na inflação derruba comércio | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Alta na inflação derruba comércio

Publicado sábado, 15 de janeiro de 2022 às 06:00 h | Autor: Da Redação, com colaboração de Miriam Hermes | [email protected]

A inflação teve efeito decisivo na queda do desempenho do comércio baiano, nos números de novembro de 2021, deixando uma perspectiva sombria para os primeiros meses deste ano, tendo como agravante os efeitos da expansão da variante ômicron do coronavírus. O resultado não chegou a surpreender, de acordo com o trabalho desenvolvido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), por meio da consultoria econômica, ao acompanhar mês a mês os gráficos de todos os setores do varejo.

O consultor Guilherme Dietze informou ter a Bahia descido 2,8% em novembro, tomando como base o desempenho verificado em outubro, registrando uma queda ainda maior, de 13,8%, quando são comparados os meses de novembro do ano passado com o de 2020.

– Os setores que dependem de crédito, como eletrônicos e eletrodomésticos, com queda de 43,4%, e o setor de supermercados e bebidas, com 10,9%, emitem sinal claro do declínio, considerando ter sido a inflação o vetor a desencadear a reação negativa – afirma Guilherme Dietze.

O mais preocupante, segundo o consultor, é a insegurança alimentar, pois mesmo para a compra de gêneros de primeira necessidade, as pessoas têm revelado dificuldade, em um cenário de alto risco, devido ao recuo na retomada da economia, em razão da nova fase da pandemia.

Nacional – A Bahia ficou muito atrás da discreta média nacional positiva de 0,6% em novembro, tomando por hipótese terem os consumidores destinado parte do décimo-terceiro salário para redução de inadimplência, mas pode ter pesado ainda no resultado o fato de o estado enfrentar alta taxa de desemprego e informalidade. 

É preciso que todos assumam suas responsabilidades e colaborem. Não vamos admitir desrespeito às medidas para conter o avanço da Covid-19 na Bahia e preservar vidas, como lamentavelmente ainda ocorre Rui Costa, governador, em tweet em seu perfil oficial,
 

Festa de São Sebastião

A novena preparatória para a festa de São Sebastião na igreja dedicada ao santo, em Barreiras, terá hoje  a participação do bispo regional Dom Moacir  Silva Arantes, com início às 19h. Aberta dia 11 de janeiro, a programação prossegue até o dia 20 com o tema celebração: comunhão, participação e missão.

Janeiro Branco

Também em Barreiras a Comissão Organizadora do Janeiro Branco (Cojab) realiza hoje evento  a partir das 6h, com um pedal e uma corrida de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional das pessoas. A programação na cidade se estende até o final do mês. 

Fieb  auxilia flagelados

Famílias de trabalhadores das regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia vão receber nos próximos dias 5 mil colchões e 4 mil conjuntos de travesseiros, lençóis e fronhas, em ação solidária da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) junto a 53 empresas e sindicatos comprometidos com a campanha para reduzir o sofrimento gerado pelas fortes chuvas. Além desta segunda remessa visando ajudar os flagelados, a Fieb vem mobilizando recursos a fim de adquirir outros itens de primeira necessidade, de forma a contribuir para recuperar a rotina produtiva da mão de obra representada no contingente de mais de meio milhão de pessoas prejudicadas pelos efeitos das correntezas. O trabalho vem tendo a participação de equipes do Serviço Social da Indústria (Sesi).

– A união de esforços foi fundamental para apoiar as famílias atingidas pelas enchentes neste momento difícil – afirmou o superintendente do Sesi, Armando Neto, na cerimônia de entrega das doações, realizada  na região sul do Estado. A campanha promovida pela Fieb já está em fase de arrecadação da terceira etapa, com o objetivo de entregar cestas básicas para as vítimas, com expectativa de superar o número de 4.853 já entregues ao governo do estado para distribuição. 

POUCAS & BOAS

No município de Itapebi, no sul da Bahia,  acontece hoje  a festa em louvor ao Senhor do Bonfim, na capela da Rua 3, no bairro Fênix, com procissão às 17h e missa solene às 18h. O tríduo preparatório reuniu os fiéis de 12 a 14 de janeiro, sempre com início às 19h. 

Publicações relacionadas