Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes e Paulo Leandro

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 7:58 h | Autor:

Alto das Pombas dá caruru para 400 pessoas

Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Alto das Pombas dá caruru para 400 pessoas
-

O Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (Grumap) vai espalhar alegria e sentimento de união entre moradores e visitantes, juntando em torno de 400 convidados para o caruru dos Ibeji (Cosme e Damião, no sincretismo), amanhã.

A doce sensação de reunir gente querida e disposta a mudar o mundo para melhor estará representada nos doces “de verdade”, no caruru servido desde 2019.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Todo ano, Dona Lolinha, matriarca de 92 anos, arruma o altar, oferta os primeiros alimentos e abre os caminhos para o dia de manifestações culturais relacionadas à infância e sua inocência invencível.

– O caruru segue firme e forte na Bahia, só não é muito divulgado, por conta mesmo dos ritos do candomblé, mas os terreiros estão ativos e zelam os Ibeji com toda devoção – afirma uma das organizadoras, Rita

Pereira.

O custeio dos milhares de quiabos e todos os ingredientes é resultado de uma “vaquinha” entre doadores de universidades, movimentos sociais e coletivos de mulheres negras, explica Rita Pereira.

Para se ter uma ideia da importância dos Ibeji, quando iku – a morte – não parava de ceifar vidas, Olodumare (o ser supremo) mandou os orixá resolverem o problema, mas nem mesmo Oxalá, o Pai, conseguiu.

Quando, por fim, os Ibeji entraram em cena, cada um tocando um tamborzinho, e Ikuouviuo som, se distraiu e parou com sua mania de morte, por isso é preciso manter os gêmeos brincando e usando o instrumento de percussão.

A história serve para ilustrar a importância do coração puro e inocente, representando sincera espontaneidade: não-raro, nos carurus, os Ibeji se manifestam, e as pessoas que os recebem falam mesmo como crianças.

Feira Literária em Chorrochó

O município de Chorrochó, vizinho a Canudos, no Norte da Bahia, é a próxima parada do roteiro de feiras literárias do interior baiano, com uma programação prevista para os dias 16, 17 e 18 de outubro. Assim, a I Feira Literária Arretada de Várzea da Ema (Fliave) terá como tema Vida no Sertão – literatura, memória e resistência, com o objetivo de dar voz às narrativas únicas e autênticas do povo da área de Conselheiro. Na Fliave, estão previstas rodas de conversa, lançamentos e distribuição de livros, recitais, momentos de autógrafos, presença de personalidades de diversos segmentos artísticos, exposições e muitos outros “etcetera”.

POUCAS & BOAS

. A 8ª edição do ‘Pequi de Ouro’ acontece, hoje, no Campus IX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Barreiras, a partir das 19h30, com entrada franca. Reconhecido por homenagear pessoas, grupos e organizações que lutam pela preservação do bioma Cerrado na bacia do Rio Grande, este ano todos troféus serão entregues para mulheres que se encaixam no perfil. A realização é da Agência 10 envolvimento, vinculada à Associação de Promoção do Desenvolvimento Solidário e Sustentável (Ades), com diversos apoios e financiamento do Sebrae.

. O Congresso Agrolex 2025 movimenta, hoje, o auditório da Aiba, no Complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, com debates estratégicos sobre o momento e futuro do agronegócio. Focado na inovação, segurança jurídica e sustentabilidade das atividades no campo, o evento no município do extremo oeste é realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp – TJBA).

. O ponto alto da programação do Setembro Amarelo em Itabuna acontece, hoje, a partir das 8h, na Praça José Bastos. A ação contará com atividades voltadas ao auto cuidado, orientações sobre serviços de saúde mental e práticas de promoção do bem-estar. O município, através dos Serviços de Atenção Especializada em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde,promove ações voltadas à valorização da vida desde o início do mês, alcançando diferentes públicos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco