Ameaça de demissões agita serventuários

Dirigentes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud) fizeram um périplo ontem pelos gabinetes dos desembargadores do TJ e de secretários do governo do estado tentando obter apoio para evitar a demissão de 750 servidores, especialmente os não concursados, do Judiciário.
Pela informação que levaram, o presidente do TJ, Eserval Rocha, levaria o 'pacote' para o pleno na sessão de hoje.
A assessoria do TJ diz que tal tipo de decisão é administrativa, não precisaria ser levada ao pleno caso fosse adotada.
Ano passado, Eserval encomendou uma auditoria na folha de pagamentos que apontou supersalários (acima do teto constitucional), gratificações irregulares para servidores e estabilidade funcional concedida ilegalmente a funcionários oriundos do Ipraj. Deu prazo para todos se defenderem e o caso está nisso. Ele disse que não iria 'transferir responsabilidades' para agir.
Até porque ele diz que está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal.
Festa quente
O saguão onde aconteceu a cerimônia de inauguração da Escola Eduardo Campos ontem estava lotado. O único ventilador disponível estava direcionado para o improvisado palanque armado para os convidados ilustres. Depois de 40 minutos de sucessivos discursos, um assessor pediu um copo de água para outro, que olhou para o cooler e viu que só tinha um.
Disse discretamente para o colega.
- Só tem um e esse é do prefeito.
A hora dos jovens — Presente ontem na inauguração da Escola Municipal Eduardo Campos, a senadora Lídice da Mata (PSB) disse uma frase que agradou a todos os notáveis da solenidade:
- Este momento é dos políticos jovens.
Os políticos jovens que lá estavam eram ACM Neto, Geraldo Júlio, prefeito de Recife, e João Campos, filho de Eduardo.
Recíproca — ACM Neto, no seu discurso, retribuiu a Lídice. Disse ele:
- Atuamos em campos opostos, mas tenho que reconhecer que a cidade lhe quer bem, tanto pelo seu trabalho como prefeita como o de agora, no Senado.
"Meu bisavô Miguel Arraes e seu avô ACM foram homens que militaram em campos políticos muito diferentes, mas ninguém nunca se atreveu a questionar a firmeza de suas convicções. Com tantas diferenças, sempre souberam se respeitar"
João Campos, filho de Eduardo Campos, ontem na inauguração da escola que leva o nome do pai, em Águas Claras. Quando ele falava, a sirene do colégio disparou.
Gafe amiga
Ao iniciar o discurso ontem na inauguração da Escola Eduardo Campos, Célia Sacramento, a vice-prefeita, fez as saudações e, ao chegar a vez do novo secretário de Combate à Pobreza, o chamou de Bruno Alves.
Tirante os pernambucanos, todos riram. Ela percebeu a gafe, emendou:
- Opa. É Bruno Reis.
Gladiadores da polêmica
Ligado à Igreja Universal, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) diz que a polêmica em torno dos Gladiadores do Altar, suscitada por alguns líderes do candomblé, é um episódio 'meramente político'.
- Eu não falo pela Igreja Universal, mas os Gladiadores têm a missão de distribuir folhetos convidando as pessoas para os cultos e fazer orações. Sou amigo de mãe Stella, já fui várias vezes conversar com ela. Essa suposta discriminação não existe.
Volume morto
Ney Campelo, ex-secretário da Copa do estado, diz que assumiu a Secretaria de Assuntos Estratégicos de Lauro de Freitas com o pleno aval do partido dele, o PCdoB, embora fazendo a ressalva de que dois integrantes do diretório se ausentaram no dia em que o assunto foi discutido:
- As fontes que disseram da existência de reações é o volume morto do partido.
Na Embasa
Já nas mãos do secretário Cássio Peixoto (Recursos Hídricos), presidente do conselho de administração da Embasa, o nome do engenheiro Rogério Cedraz, funcionário da casa indicado por Marcelo Nilo para a presidência da empresa.
A briga agora vai ser pelas diretorias. O PT, que tinha a presidência, não abre mão.
POUCAS & BOAS
- Cabos eleitorais do interior que venderam votos e não entregaram (prefeitos, vereadores e agregados), motivo de muitas queixas nas eleições do ano passado, se estreparam com certo deputado federal baiano. Ele foi buscar o dinheiro de volta um a um. E festejou o sucesso da empreitada: 100% de devolução.
- Rui Costa e a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) vão a Santa Brígida hoje lançar a primeira etapa do programa Água Doce. Lá, região onde fica o Raso da Catarina, tem água, mas é salgada. A ideia é dessalinizar.
- Integrante da Comissão da Reforma Política, Benito Gama (PTB) diz que alguns pontos já sinalizam para o consenso. Um é a coincidência das eleições para vereador, prefeito, deputados, senadores e governadores (presidente à parte). Outro é o fim da reeleição.
- A crise econômica e o combate à corrupção são os temas centrais do 3º Congresso Estadual da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que acontece hoje no São Salvador Hotel (Stiep). A ideia é encarar o governo. O presidente da UGT baiana, Magno Lavigne, diz que os trabalhadores não vão pagar pela crise'.
- A passagem dos primeiros 30 dias da morte de Zezéu Ribeiro foi lembrada ontem na Câmara, em Brasília. A homenagem reuniu familiares e amigos, como o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário). A iniciativa foi do deputado Valdenor Pereira (PT).
- Já tem data, hora e local (9 de abril, 17h30, na Associação Comercial da Bahia ) o livro sobre a biografia da ex-Miss Universo Martha Vasconcellos que o jornalista Roberto Macedo escreveu. Martha Vasconcellos é o 42º livro da Coleção Gente da Bahia, sobre personalidades baianas, que a Assembleia patrocina.
- Corrigindo informação ontem publicada: Nixon Duarte (PMDB) recebeu a prefeitura de Iaçu de Adelson Oliveira, de quem era vice. Quem recebeu a prefeitura toda esculhambada de Maurílio Sobrinho, o Macarrão, foi Adelson.
Colaborou: Luiz Tito, de Feira de Santana
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
