Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 14 de agosto de 2024 às 2:00 h | Autor:

Angolano lança livro em Salvador

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
João Kaveto
João Kaveto -

No dia de baianas e baianos reverenciarem São Roque e São Lázaro, sincretizados com o “santo de palha” Obaluaê/Omolu, Salvador recebe nesta sexta a visita do escritor angolano João Kaveto, para o lançamento do romance “No Banco – Os valores de Ngunji à mesa dos Drongos".

Nascido em um dos países de onde vieram escravizados – e com eles o culto a Obaluaê -, João Kaveto é o convidado de honra da Academia de Letras da Bahia, defronte ao atual prédio do Ministério Público, no Largo de Nazaré, de junto do acesso à Rua da Poeira.

O encontro com mortais e imortais tem como destaque a trajetória de Ngunji, nome comum em Angola, traduzido aligeiradamente em português para “pilar, pessoa lutadora ou batalhadora”.

Ngunji, como tantos outros milhares de angolanos, perdeu todos os seus pertences devido a um incêndio causado por uma bomba, critério-desempate nada desportivo depois de os dois partidos políticos reivindicarem vitória eleitoral no país dilacerado por uma guerra civil.

O protagonista era uma criança de apenas dez anos de idade, quando passou pelo aperto, prometeu à mãe e aos irmãos a reconstrução da casa e passou a lutar por uma vida digna entre os angolanos.

- Sou um jovem que cresceu nas piores condições possíveis, vendedor de rua para ajudar no sustento da família, cresci em um meio de muitas desigualdades sociais”, lembra o autor João Kaveto, cuja história de vida é similar a de Ngunji.

Lembra o escritor ter contado com apoio irrestrito da mãe para seus estudos, desenvolvendo a carreira de escritor, com gestos inesquecíveis como a venda de uma saia do mito materno para aquisição de um livro.

Expo Amazônia

A extensa área verde de um condomínio residencial da Avenida Paralela vai sediar uma feira de empreendedorismo, com a oferta de produtos e serviços, neste fim de semana. Com potencial para acolher mais de 100 empreendedoras e empreendedores, devido ao espaço generoso, a Expo Amazônia tem o objetivo de incentivar bons negócios entre moradores e visitantes. São profissionais de ramos variados, incluindo doceiras, confeiteiras, artesãos, designers de moda infantil e infanto-juvenil. As inscrições estão abertas e podem ser solicitadas pelos números de whatsApp 71 9 8604 9638 ou 9 9105825.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco