Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 13 de setembro de 2025 às 2:14 h | Autor:

Área imobiliária busca consenso

Iniciativa envolve a união de esforços entre diversas entidades

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
O presidente da Fecomércio Kelsor Fernandes.
O presidente da Fecomércio Kelsor Fernandes. -

O Sistema Comércio, no qual inclui-se a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-Ba), participa da criação do Cejusc Imobiliário, a ser inaugurado, às 10 horas desta segunda-feira.

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc Imobiliário) terá como objeto todo e qualquer conflito na área imobiliária, conforme definido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os feitos vão tramitar na sede do Sindicato da Habitação (Secovi Ba), no edifício Empresarial Manoel Gomes de Mendonça, localizado na Rua Amazonas, 55, no bairro da Pituba.

A iniciativa envolve a união de esforços entre o TJBA, a Fecomércio BA e o Sindicato da Habitação (Secovi-Ba), contando, ainda, com o apoio da Câmara Baiana de Comércio e Serviços Imobiliários da Fecomércio BA.

- A partir da análise de experiências bem-sucedidas de centros de conciliação de demandas imobiliárias implementados em outras capitais, levamos o pleito à desembargadora Marielza Brandão, que nos deu todo apoio”, explica o presidente da Fecomércio Kelsor Fernandes.

Segundo Kelsor Fernandes, o Cejusc Imobiliário contará com atuação de profissionais capacitados pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia em mediação de conflitos e funcionará de segunda a sexta-feira, pela manhã.

A ação marca a abertura oficial da Semana Estadual de Conciliação 2025.2, organizada pelo Tribunal de Justiça para esta próxima semana.

A desembargadora Marielza Brandão, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec-TJBA), e o presidente do Secovi-BA e da Fecomércio BA, Kelsor Fernandes, estarão presentes.

“O Brasil ainda enfrenta o desafio de resistir a projetos autoritários que tentam se perpetuar desestabilizando nossas instituições. A decisão do Supremo reafirma que a resistência democrática respira, está viva”

Instituto Vladimir Herzog, em nota à imprensa, após a condenação de Bolsonaro e generais aliados

Lizana no Jazz do Capão

Antonio Lizana, cantor flamenco e saxofonista de jazz, será atração internacional do Festival de Jazz do Capão, que celebra 15 anos em 2025. Com o tema “Resistir com Alegria e Arte”, o evento terá programação gratuita nos dias 19 e 20 de setembro, a partir das 19h, no Circo do Capão (Caeté-Açu), em Palmeiras, Chapada Diamantina. O festival já recebeu nomes como Ivan Lins, Hermeto Pascoal e João Bosco, e segue sob direção de Rowney Scott, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), reafirmando seu compromisso com a qualidade e a valorização do jazz, mesmo diante das dificuldades de financiamento.

POUCAS & BOAS

A Orla do Cais do rio Grande, em Barreiras, recebe hoje o tradicional mutirão de limpeza para encerrar a Semana do Cerrado 2025, com início marcado para as 8h e concentração no Centro Histórico da cidade. Sob a temática inspiradora ‘Cerrado Vivo, Rio Limpo: nossa atitude faz a diferença’, a programação foi aberta no dia 11 de setembro, quando é comemorado o dia do bioma, com atividades educativas realizadas com estudantes no Parque Natural Geraldo Rocha.

A sede da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (Aclasb), será movimentada intensamente hoje com a realização do evento de lançamento do livro ‘Casa de Imortais - Um Espaço Cultural e de Educação não Escolar’. A obra, de autoria do escritor e membro ativo da instituição, Edvan Ferreira Cajuhy, é fruto de pesquisas realizadas em documentos históricos locais e em entrevistas cuidadosamente conduzidas, e traz ainda, em paralelo, a narrativa sobre a história das primeiras academias gregas na Antiguidade.

Em Alagoinhas, o curso de qualificação destinado a Delegados e Conselheiros do Orçamento Participativo está recebendo novas inscrições de representantes da sociedade civil organizada, com o objetivo de ampliar o fortalecimento da gestão democrática e do exercício do controle social. A iniciativa, considerada estratégica, é da Superintendência de Participação Popular (SPP), com mediação direta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS), em parceria articulada com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco