Arte de Juarez pede preservação urgente
Escola de Belas Artes da Ufba lançou a campanha de tombamento das obras do insigne e genial criador

Juarez Paraíso. À simples menção deste nome-monumento, cidadãs e cidadãos já disputam espaço para estender-lhe o tapete, em banhos de flores e oferendas diversas ao semideus vivo das artes plásticas baianas.
Motivada por este sentimento de louvor a quem mais merece, a comunidade da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) lançou a campanha de tombamento das mais importantes obras do insigne e genial criador.
A iniciativa poderá educar as pessoas sobre a importância de escolher melhor seus referenciais para a vida, considerando Juarez Paraíso portador das virtudes primordiais do conhecimento, coragem, moderação e senso de justiça.
A campanha mereceu destaque na edição mais recente do Edgard Digital, órgão oficial voltado para comunicar ações afirmativas da Ufba, servindo assim como catalisador da omissão em ativismo, ao agregar novas assinaturas ao justificado pleito.
Já estão unidas na reivindicação dirigida ao governador Jerônimo Rodrigues, representantes de diversas unidades acadêmicas, membros de diretorias, congregações, departamentos, colegiados, intelectuais e admiradores, ganhando a extensa lista contornos de "geral", como se diz no senso comum.
Juarez Paraíso integra a segunda geração modernista da Bahia, é professor emérito da Ufba, membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia Brasileira de Ciências, entre outras honrarias.
Todas as titulações são menores em relação ao grandioso perfil de pessoa humilde, generosa e sã, pois mesmo proprietário de uma abarrotada sala de troféus, curva-se a atender com igual cordialidade, do vendedor de hortaliças ao presidente da República eleito.
“É melhor encontrar uma saída em torno de uma mesa do que continuar tentando encontrar a saída num campo de batalha [na Ucrânia]. Se você não fala em paz, você contribui para a guerra”
Lula, presidente, em declaração à imprensa em Lisboa, reiterando a posição oficial do País sobre a guerra
Teatro escola promove curso
O projeto Teatroescola vai promover uma capacitação com boas perspectivas de gerar emprego e renda, devido ao alcance do tema com demanda para todas as classes sociais, em mercado fértil: a arte da maquiagem. A formação, programada para a sede do projeto, no Teatro Jorge Amado, começa no dia 2 e terá atividades práticas e de assimilação de conteúdos até o final do mês de maio. O curso está tutelado no Laboratório de Estética Negra do Teatroescola, e vai contribuir para a autonomia financeira de jovens de comunidades periféricas, entre 14 e 30 anos, carentes de profissionalização urgente, embora talentosos e capazes de aprendizado.
POUCAS & BOAS
A Semana de Conscientização sobre o Autismo começa amanhã em Alagoinhas, com programação focada no Abril Azul. Com organização da Secretaria de Assistência Social e apoio da Clínica CRIAR, durante a semana tem palestras e oficinas terapêuticas voltadas principalmente, para profissionais e usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inclusive com reuniões nas casas de famílias que tem crianças e jovens com autismo. A primeira atividade da semana está programada para acontecer no Cras da Praça do Céu à partir das 13h30. Ao longo da semana outras unidades serão palco da programação.
‘Tintas dos Gerais na Bacia do Rio Grande’ é o tema da exposição do multiartista Randesmar Vieira, que será aberta amanhã em Barreiras. Beiradeiro do rio Grande, ele tem um trabalho voltado para as belezas naturais do oeste da Bahia, retratando também o povo e as lendas regionais. Com 100 quadros de pintura em acrílico, a exposição estará aberta até o dia 12 de maio, na Biblioteca Municipal Folk Rocha, com organização da Secretaria de Cultura e Turismo.
A Carreta do Hospital do Amor está na praça Central de Sento Sé realizando exames de mamografia gratuitamente para mulheres entre 40 e 69 anos, com previsão de ficar no município por três meses. Na programação, além de atender a população da sede, também vai se deslocar para os principais distritos e povoados. A carreta do Hospital do Câncer de Barretos (SP), está em Sento Sé através de parceria com o Instituto Ivete Sangalo, de Juazeiro e da gestão municipal local.