Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 17 de janeiro de 2026 às 1:06 h | Autor:

Arte de Rita GT pede reparação a mulher

Coluna Tempo Presente deste sábado, 17

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Museu de Arte da Bahia
Museu de Arte da Bahia -

A artista portuguesa Rita GT vai performar amanhã, às 16 horas, no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, próximo ao Museu Geológico da Bahia.

A apresentação inédita tem a colaboração de grupos de cantadeiras, pela Bahia, o Ohùn Obìnrin; e por Portugal, as vozes do Vale do Neiva, originado na região do Minho.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A performance propõe uma reflexão crítica sobre as circulações do ouro no contexto colonial e as suas implicações econômicas, simbólicas e corporais, com especial incidência sobre as mulheres nos dois lados do Atlântico.

Partindo do encontro entre mulheres ? das suas vozes e corpos em relação — o projeto defende o protagonismo ativo de memória, transmissão e resistência, recusando narrativas redutoras a figuras meramente ilustrativas da história.

– Nosso trabalho pode criar um espaço para pensar este lugar na perspectiva de reparação e cura coletiva – afirma Rita GT, iniciais maiúsculas do sobrenome Guedes Tavares.

Rita GT será a convergência possível dos grupos de cantares e saberes tradicionais, o minhoto, viabilizado graças a financiamento coletivo, e o baiano Ohùn Obarìn, mulheres guardiãs de tradições orais afro-brasileiras.

A performance foi consolidada e produzida no contexto de Rita GT no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica, reconhecida como a residência artística em funcionamento contínuo mais antiga do Brasil.

Integrada no programa O Vila Ocupa o MAB, a iniciativa reforça a colaboração entre o Teatro Vila Velha e o Museu de Arte da Bahia, afirmando-se como gesto de reconhecimento histórico, reparação simbólica e projeção futura.

João Grande por ele mesmo

O livro João Grande por ele mesmo será lançado hoje, em Cachoeira, no Cine Theatro Cachoeirano, integrando a 7ª edição do Rede Capoeira: Heróis Populares – Edição Especial Recôncavo. A autobiografia reúne lampejos da trajetória do mestre capoeirista, referência da cultura afro-brasileira no Brasil e no exterior. A obra é vendida diretamente por Cristine, filha de João Grande (9 8847-1375), e por Jurandi (9 8677-1115), a

R$ 70 no dia do lançamento; depois, custará R$ 100. Dois dias após completar 93 anos, em 15 de janeiro, João Grande participará online do encontro de capoeiristas que celebra o lançamento.

POUCAS & BOAS

Em Itabuna a 45ª Lavagem do Beco do Fuxico vai agitar neste sábado além do famoso beco, também a região do entorno, com atrações como Geisy Santos e Os 10enrolados. Eles puxarão o Bloco Hora Extra, que vai se concentrar na Travessa Adolfo Leite partir das 12h. A lavagem integra o calendário oficial de eventos do município, faz parte da programação do carnaval antecipado da cidade, que será no próximo final de semana (entre 22 e 25) e não acontecia desde 2020. A organização destes festejos tem à frente a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e conta com apoio do governo estadual.

A apresentação do primeiro técnico do Barreiras Futebol Clube, Fahel Júnior, ainda repercute na cidade oestina, que volta a competir oficialmente entre os principais times do estado em 2026. Dono de uma história respeitável no cenário do futebol profissional em diferentes estados brasileiros, além do Japão, ele chegou para dirigir em campo o projeto que coloca o Oeste baiano no cenário estadual, com sede da equipe no Estádio Geraldo Pereira (Geraldão).

Na comunidade da Estiva, em Lençóis, terminam hoje os tradicionais festejos do Senhor do Bonfim com apresentações musicais de Marguinhos, Navias, O Malvadão, além de João Paulo e Banda. O distrito é reconhecido na região pela devoção ao padroeiro, comemorando a data com ampla programação religiosa, que atrai católicos de diferentes cidades da Chapada Diamantina. Os shows começaram ontem com atrações locais.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco