Arte vence carência em projeto no Pelô
Exposição no Centro Gemológico da Bahia recebeu mais de 300 pessoas nos primeiros dias

A hipótese da carência de oportunidades de contato com a arte popular em Salvador saiu fortalecida com a presença de mais de 300 pessoas nos primeiros dias da exposição promovida pelo Centro Gemológico da Bahia.
Situada na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho, a autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), recebeu o público na abertura do projeto Joias e Arte.
O material admirado pelos visitantes ficará em exposição e vendas até a próxima quinta-feira, variando de acessórios, bolsas criadas com material reciclável, bonecas de pano e objetos de decoração com base em decoração de matrizes africanas.
- Além do fluxo alto de pessoas, todas as artesãs fizeram vendas, então podemos perceber que o trabalho está satisfazendo o público”, afirma a coordenadora do CGB, Mônica Correa, ao avaliar o início da exposição.
Segundo Mônica Correia, a experiência de contato com o público é ótima para o centro e também para os alunos matriculados no curso de joalheria previsto para começar na segunda-feira, dia 16, em outra atividade integrante do projeto Joias e Arte.
Acredita a coordenadora na boa presença de visitantes como sinalizador de novas parcerias e exposições.
O curso é resultado de uma associação entre ex-alunos dos cursos de Joalheria e Lapidação do Centro Gemológico da Bahia e o grupo de Mulheres Negras Artesãs Empreendedoras do Centro Histórico (Munaem).
O Munaem vem ocupando espaços de arte em áreas onde comunidades têm pouca oportunidade de acesso à contemplação da estética, como nos bairros de Fazenda Grande do Retiro e Brotas e a Rua Jaqueira do Carneiro, na Saúde.
Show náutico de sax
Um show gratuito, aberto à comunidade náutica, programado para hoje às 11 horas, nas imediações da costa do Corredor da Vitória, terá o sax como atração principal. Confirmou presença o saxofonista Ton Carvalho, tido com um dos mais representativos, em alcance nacional, para quem conhece e aprecia o instrumento de sopro. A bordo do Barco Show Live Sax, Ton Carvalho terá a companhia do DJ Vinny.
-Promover uma ação como essa faz parte do compromisso que a Barco Show tem com o desenvolvimento da cultura e mercado náutico local e regional”, afirma o promotor do show náutico, Hugo Leonardo Assis.
O produtor cultural preparou exposições, apresentações náuticas, além da oferta de novidades do mercado.
Novas obras de Taurino
Com a finalidade de imortalizar a vida e obra do pensador Taurino Araújo, o Instituto Memória, de Curitiba, publicará ainda este semestre (impresso e e-book) o Ensaio sobre a evidência de um Humanismo pós Lévi-Strauss na Hermenêutica da Desigualdade. Na mesma tacada publicará Se você quer subir, não aperte descer: a intuição do verdadeiro Maslow no case Taurino Araújo.
POUCAS & BOAS
- ‘Cairu em Cantos’ é um dos projetos do Verão 2023 do município/arquipélago que começa hoje com diversas manifestações culturais da região. Um dos destaques será o show com Ju Moraes & Sambaiana, que se apresenta hoje com o convidado Nelson Rufino, sambista com 80 anos de carreira. O projeto prossegue até o dia 25 de fevereiro.
- A primeira atração de 2023 dentro do Festival Internacional de Flamenco e Cultura Latina, tem hoje apresentação da dupla espanhola formada pela cantora Mari Gómez e pelo violonista Enrique Duran, em sua estreia no Brasil. Com início às 19h e entrada gratuita, o evento acontece no Instituto Cervantes Salvador.
- A segunda edição do Rally da Chapada termina hoje na Fazenda Pratinha, município de Iraquara com a participação de cerca de 250 esportistas r equipes que largaram ontem no Vale do Capão, município de Palmeiras. Os roteiros para veículos com tração 4x4 e 4x2 foram traçados pelo hexacampeão brasileiro de Rally 4x4 e diretor técnico do evento, Roberto Cunha, que valorizou dois aspectos principais: a bela da paisagem e os obstáculos das trilhas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
