Artesanato do cangaço se sagra tricampeão

A arte do cangaço ainda é pouco conhecida dos baianos, por falta de divulgação, mas já inspira criadores de outros 23 países participantes do cobiçado Prêmio Internacional Ibero Americano, conquistado três vezes consecutivas por Indaiá Santos, neta do casal conhecido por “Dadá” e “Corisco”, um dos mais representativos integrantes dos grupos rebeldes liderados por capitão Virgulino Ferreira, o “Lampião”.
Ao tomar conhecimento da repetição da conquista na categoria "moda popular", a artesã e promotora da cultura do cangaço, Indaiá Santos anunciou a ampliação da oferta de produtos voltados para a divulgação da arte criada nas tréguas dos combates entre os bandos de “cangaceiros” e os batalhões de policiais, as “volantes”, no período entre 1920 e 1939.
O Bornal Cultural Indaiá Santos, com endereços no facebook e instagram, tem como destaques a costura, por encomenda, de réplicas de bornal ou “embornal”, como os cangaceiros chamavam as bolsas de couro ornamentadas por desenhos de três estrelas (símbolo de Corisco) e outros enfeites.
– Os cangaceiros usavam quatro embornais, dois grandes e dois pequenos, chamados por eles de “subselentes” – explica Indaiá.
Os embornais chamam a atenção pela delicadeza das formas e do acabamento da costura, muito semelhantes aos utilizados para carregar roupa e alimentação como farinha, rapadura e carne-seca, enquanto nos “subselentes”, mais rústicos, os guerrilheiros da caatinga levavam a munição.
Indaiá chegou a conviver com ex-cangaceiros conhecidos por Balão, Criança, Ângelo Roque e Silas: seu sonho é conseguir apoio oficial para organizar um espaço de exposição de fotos, utensílios e recordações a fim de preservar a memória do cangaço, como atração turística e manifestação cultural.
A gente está acostumado a ver potências fazendo isso sem pedir licença. Foi assim que os EUA invadiram Afeganistão e Iraque. (...) E é assim que a Rússia está fazendo com a Ucrânia
Congresso de Pediatria
As atenções dos médicos pediatras de todo o mundo estão voltadas até amanhã para a realização, em modo virtual, do 33º Congresso Internacional, organizado pelo Centro de Excelência da Universidade de Ciências Médicas de Teerã, capital do Irã. O Congresso Internacional de Pediatria reúne, desde 1985, os mais conhecidos pesquisadores e cientistas de todos os campos de saúde relacionados às crianças e este ano terá a participação de uma médica brasileira, Danielle Cadide. O trabalho proposto pela especialista recebeu o aceite dos pareceristas do congresso para apresentação na sessão sobre a gestão da dor, ao lado de colegas de Baltimore, nos Estados Unidos, e Sydney, Austrália.
POUCAS & BOAS
Termina hoje em Dubai, nos Emirados Arábes, a MILSET Expo-Sciences Ásia 2022, evento que contou a participação das estudantes de Livramento de Nossa Senhora, Tainá Nascimento e Júlya Pires, com o projeto ‘Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água’. Ambas desenvolveram a pesquisa com orientação da professora Ana Paula da Rocha, por meio do Programa Ciência na Escola, no Colégio Estadual João Vilas Boas. Dentre outras premiações que já receberam com o estudo, alcançaram o 1º lugar na área de Meio Ambiente durante a 16ª Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, realizada em Recife (PE) em 2020, cuja premiação foi a participação no evento que termina hoje na Ásia.
Voltado para o fomento da arte e da cultura em Santo Amaro e São Sebastião do Passé, a segunda fase do Projeto Cultura.Rec recebe inscrições até hoje, de jovens entre 15 a 29 anos. Nesta etapa serão apoiados 15 propostas elaboradas por coletivos jovens, visando dinamizar movimentos e manifestações culturais destes municípios. Cada projeto pode receber entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, através de iniciativa da Bracell com parceria técnica do Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria).
O corpo do comunicador social Jayme Modesto Soares, 73 anos, será sepultado hoje no cemitério de Brejolândia, sua terra natal. Ele morreu ontem no Hospital do Oeste, onde estava internado há um mês após sofrer acidente automobilístico na BR 242. Em clima de comoção, o velório na Câmara de Vereadores de Barreiras reuniu familiares, amigos e colegas de profissão.