Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado Wednesday, 31 de July de 2024 às 2:00 h | Autor:

As rosas pretas de arte e literatura

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem As rosas pretas de  arte e literatura
-

“Vozes da Periferia: Arte e Literatura florescem longe dos centros”. A proposta do tema do concurso de Escrita Criativa é da coordenação da Festa Literária Arte e Identidade, a quarta de uma série histórica, desta vez a ocorrer entre os dias 19 e 21 de setembro, no Pelourinho.

Para o certame de redação, no entanto, não há motivo para vagareza, pois as inscrições encerram-se dia 3 de agosto, sábado, mais informações no “insta” @arteeidentidadeoficial.

A ideia da organização da festa e do concurso de escrita vem da mesma impressão de um mundo desigual, servindo as ferramentas culturais e simbólicas, como poderosas armas para virar o placar supremacista branco.

Um dos conceitos para fundamentar a teoria antirracista é o de “afrocentrismo”, promovendo “lugares de potência e criatividade” para a identidade étnica, conforme o raciocínio estelar de uma das organizadoras, a letróloga Karlà Daniella.

– Nossa tentativa é a de estimular interpretações da proposta do pensador indígena Ailton Krenak: “quando perceber que o céu está pesado, é preciso suspender seu céu e contar mais uma história... – afirma a letróloga, em veloz exercício de metáfora.

Este “levantar do céu” de Krenak, afirma Karlà Daniella, pode sinalizar, entre dezenas de possibilidades, a suspensão dos processos estruturais de legitimidade de antigos poderes, devendo a festa literária assumir este papel de fortalecer as identidades étnicas.

O meio literário vem sendo trabalhado na rede estadual, a exemplo do Colégio Carlos Marighella, no qual as práticas de letramentos são estimuladas pelo corpo docente desde o início da trajetória do novo alfabetizado.

Trabalho na construção

Encanador, carpinteiro, eletricista, almoxarife, apontador, aprendiz, armador, assistente de engenharia... Nenhuma destas profissões pode ser substituída por robozinhos de internet, restando as mãos à obra. Entre os empreendimentos em fase de recrutar novos profissionais está o do condomínio Jardim Patamares. A oferta de emprego é da marca sergipana Stanza, ao ampliar sua participação no mercado nordestino. Quem ficou interessado em trabalhar pode participar de um certame com inscrição virtual até dia 10 de agosto na sessão Trabalhe Conosco, disponível no endereço eletrônico www.stanza.com.br/trabalhe-conosco

Assuntos relacionados

arte e literatura Tempo Presente

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco