Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes e Paulo Leandro

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 18 de novembro de 2025 às 2:33 h | Autor:

Assembleia celebra 35 anos do Bando

Coluna Tempo Presente desta terça-feira, 17

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Plenário da Alba
Plenário da Alba -

A deputada Fabíola Mansur convida a cidadania para a celebração dos 35 anos do Bando de Teatro Olodum, em solenidade programada para amanhã, às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba).

Tida como a companhia negra mais popular e longeva da história do teatro baiano, o Bando de Teatro Olodum nasceu na aurora da redemocratização do Brasil, em 1990, a partir da influência do Grupo Cultural Olodum.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Desde então, afirmam os divulgadores do aniversário, o Bando de Teatro Olodum vem se reafirmando continuamente como referência nacional quando se trata de reunir arte, identidades e luta.

– Em suas montagens, o grupo coloca o povo negro no centro da cena, enfrenta o racismo, valoriza a cultura afro-baiana e forma gerações de artistas com uma linguagem cênica própria – afirma Fabiana Mansur, no cartaz de divulgação da solenidade por ela proposta.

A sessão de reconhecimento ao Bando foi programada para o auditório jornalista Jorge Calmon, um dos mais representativos de A TARDE, veículo no qual trabalhou por 62 anos, entre 1934 e 1998, tendo falecido em 2006.

Arte e resistência – A proposta bem-sucedida de gestão teatral está evidenciada já no seu nome: “bando” refere as organizações de escravizados em busca de liberdade; e “Olodum” atualiza na arte cênica a potência do bloco afro de resistência.

A solenidade proposta por Fabíola Mansur integra a série vastíssima de atividades na semana do feriado da Consciência Negra, agora dia 20, quinta-feira, tendo como tema central o combate permanente ao racismo.

Capinam na Flis de Bonfim

O poeta, compositor e “imortal” número 36 da Academia de Letras da Bahia, José Carlos Capinam, confirmou presença na Feira Literária dos Inventos (Flis), de quinta agora a sábado, em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. A Flis vai movimentar o campus bonfinense da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em programação diversa – que pode ser conhecida na íntegra no endereço eletrônico festadosinventos.com.br. Baseada nos princípios de inovação e diversidade cultural, a Flis tem entrada gratuita para palestras, mesas-redondas, oficinas, feiras de livros, lançamentos, apresentações culturais e shows musicais.

POUCAS & BOAS

O evento de airsoft pré-operação ‘Resgate Nuclear’ movimentou Alagoinhas no domingo, destacando o município no cenário baiano da simulação tática. O evento reuniu cerca de 200 operadores, formando 33 equipes. Esta foi a segunda ação realizada na cidade para aquecer os ânimos para o evento principal, marcado para março de 2026, com expectativa de reunir 300 participantes. A organização é da equipe Squad Tático Tarja Preta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet).

Em Luís Eduardo Magalhães a edição do ‘Agro Experiences’ traz especialistas para discutir exportação, câmbio e proteção financeira para empresários da produção rural sobre informações estratégicas acerca de operações em moeda estrangeira e ferramentas de proteção cambial. Com o tema ‘Negócios Internacionais’, o encontro tem como palestrante principal Matheus Zimmerman, especialista em Derivativos, com atuação em estratégias de hedge e gestão de riscos para o agronegócio. A organização é da Sicredi União MS/TO e oeste da Bahia.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) tem mais de 12 mil inscritos para o Vestibular 2026. Conforme a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) e do Instituto Avalia, a concorrência principal é para cursos de Medicina, Psicologia, Direito, Ciência da Computação e Odontologia. As provas serão aplicadas dias 30 de novembro e 1º de dezembro em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. São cerca de mil vagas abertas para entrada no primeiro e no segundo período letivo de 2026, em 47 opções de cursos de graduação.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco