Autor cabo-verdiano lança o primeiro livro
Coluna Tempo Presente deste domingo, 18

O Livro que me escreveu é o inusitado lançamento do músico e escritor de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, programado o dia 20, no Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab), na Rua das Vassouras.
A atividade faz parte do programa do Festival Giro Conecta, em uma segunda participação do cabo-verdiano, um dos nomes confirmados para um dos shows hoje.
Convidado de Chico César, autor do prefácio do livro, Mário Lúcio Sousa sobe ao palco tomando impulso na prateleira de parcerias de nomes idolatrados como Paulinho da Viola, Djavan, Gilberto Gil e Milton Nascimento.
Quanto ao livro, chama a atenção a troca de lugar entre o sujeito e o livro; usualmente privativo da consciência humana, o poder de deliberar, confere ao livro o protagonismo de escrever o autor, em flagrante inversão.
– Eu estava lendo ‘Cem anos de solidão’ e então nasceu uma ideia de escrever um livro contando a própria história verídica das aventuras que Gabriel García Márquez viveu – explicou a origem das ideias o autor de Cabo Verde.
No texto, portanto, é como se acontecessem com o livro as histórias da fome enfrentada pelo escritor; e as dificuldades para pagar o aluguel e custear as despesas dos filhos, entre outras limitações.
Na obra, o autor nos convida a imaginar o mundo como uma grande biblioteca, onde os livros fazem parte da vida cotidiana, todos leem e partilham histórias interessantes.
Resultado de parceria dos selos Emília e Solisluna, o livro terá em seu lançamento uma mesa promovida pelo Festival Giro Conecta, com o tema “Como a música afro-caribenha tem moldado o mundo da música”.
Dias d’Ávila ganha indústria
A mais nova indústria baiana do setor de produtos de limpeza, a dáSim, em fase de instalação, em Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, está contratando com vistas ao compromisso de estreia da unidade fabril, no dia 30. Serão contratados profissionais para os cargos de analista químico, analista de Planejamento e Controle de Produção (CPCP), analista de Compras, analista de Produção e assistente operacional. Quem tem interesse, deve apressar-se em anexar o currículo em mensagem pessoal para o email [email protected] até o dia 20 de janeiro, informando o assunto e a vaga pretendida.
POUCAS & BOAS
Os festejos de São Sebastião vão agitar o distrito de Pau a Pique, em Casa Nova, a partir de hoje, abrindo oficialmente o calendário cultural do município, com shows de Ianam e Os Clones. A festa acontece em paralelo a programação religiosa, vivenciada pelos devotos católicos até terça-feira, dedicado ao padroeiro da comunidade. Nesta data será encerrada também a festa de rua, com Deivinho e Túlio Duarte na animação do município às margens do Rio São Francisco.
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) concedeu mais de 6 mil bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista em 2025. Foram contempladas bolsas de extensão, pós-graduação, permanência e assistência estudantil, dentre outras funções como monitoria e iniciação em desenvolvimento tecnológico. Destas, mais de 2.400 foram financiadas com recursos próprios, somando mais de R$ 12 milhões. Os demais benefícios contaram com financiamento de agências de fomento.
Em Trancoso, distrito de Porto Seguro, a festa de São Sebastião foi aberta ontem, com missa na igreja dedicada ao santo no famoso Quadrado, ministrada pelo padre Marconi e participação dos festeiros Dona Glória Possa e André Asa. Hoje e amanhã a programação religiosa recebe devotos para as tradicionais missas preparatórias. Terça-feira, dedicada ao padroeiro, a festa terá além da missa e procissão, os rituais tradicionais como a aguardada subida do mastro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
