Azerbaijão ampliará comércio com a Bahia
Interesses no desenvolvimento de projetos comerciais trouxeram às sedes das federações das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e da Agricultura e Pecuária (Faeb), o embaixador do Azerbeijão, país do leste europeu, Elkhan Polukhov.
Na Fieb, o embaixador Elkhan Polukhov abordou a possibilidade de negócios envolvendo compra de óleo e gás, além da manutenção de contratos de exportação de ureia para a Bahia,
O país da região do Cáucaso, na Ásia, tem buscado estreitar relações com diversas nações, como forma de prevenir-se diante de possíveis alterações no mercado internacional, resultantes dos efeitos da ocupação militar da Ucrânia pela Rússia.
Além de tratar de questões relacionadas ao comércio de óleo, gás e ureia, Elkah Polukhov antecipou o interesse em programar uma visita de empresários do Leste Europeu para conhecerem o funcionamento do centro tecnológico Senai Cimatec.
- A guerra está afetando todos nós, mas estamos buscando alternativas. Neste cenário, novas parcerias são bem-vindas”, disse o embaixador Elkhan Polukhov.
Interesse comercial - Já na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), o representante do Azerbaijão manifestou interesse em comprar franco, açúcar, milho e soja (óleo e grão), além de óleo de girassol, tendo em vista a crescente preocupação com a segurança alimentar no país do Cáucaso.
-Você bateu na porta certa, porque podemos fazer o levantamento de quem pode atender essa demanda, de forma segura e sem atravessadores”, destacou o presidente da Faeb, Humberto Miranda, enquanto apresentava um panorama do setor agropecuário do Estado.
A justiça eleitoral está sob ataque, democracia está ameaçada. (...) Não vamos aguçar o circo de narrativas conspiratórias das redes sociais, nem animar a discórdia e a desordem, muito menos agendas antidemocráticas
Curso de selaria
A formação de profissionais habilitados na produção e manutenção de selas torna-se mais importante à medida do crescimento da pecuária, como se observa na região Oeste da Bahia. Visando suprir esta lacuna e ampliar a oferta de mão de obra para a atividade de selaria, o Senar Bahia incluiu o treinamento nesta disciplina, ao inserir novos conteúdos nas grades de cursos de formação profissional rural. A primeira experiência ficou a cargo do instrutor Jean Willaymson Marciano, ao repassar os conhecimentos adquiridos em curso ministrado pelo Senar Goiás, como forma de multiplicar o pessoal capacitado. O curso desenvolvido pelo Senar Bahia teve a parceria do Centro de Tradições Gaúchas de Barreiras, além do alinhamento técnico do curso de selaria americana.
POUCAS & BOAS
O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB, participa hoje do 1º Encontro do Desporto Universitário Baiano no complexo Uninassau, Campus da Pituba, através do termo de cooperação técnica firmado com o Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e Lazer da Federação de Boxe do Estado da Bahia (FBEB). Com participação de representantes das instituições de ensino superior da Bahia, o evento é organizado pela Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube) para fortalecer o esporte e debater o planejamento da entidade.
‘Suicídio e a depressão – relações e cuidados’ é o tema do evento virtual com o médico psiquiatra Francisco Honorato, às 18h de hoje. A proposta, segundo a professora e escritora Ananda Lima, é quebrar o silêncio em torno do tema para que a população compreenda e possa identificar situações sem preconceito e ajudar as pessoas do seu entorno. Acesso no canal da escritora no YouTube.
Hoje, dia mundial de conscientização do Autismo, a Associação dos Amigos dos Autistas (Ama Barreiras) realiza o Bazar Beneficente para arrecadação de fundos de manutenção da entidade. O evento, na sede da instituição, acontece das 9h às 14h.
Um evento virtual sobre a importância da vacinação para crianças em fase escolar visa reforçar a necessidade de pais e responsáveis imunizarem este público, contra a Covid-19 em Jequié. O evento antecede o início da vacinação contra a Influenza 2022, marcada para a próxima segunda-feira, que prevê também a vacinação de crianças acima de 6 meses e menores de cinco anos.