Balcão intensifica apoio a migrantes
Confira a coluna Tempo Presente
Intensificar o atendimento aos migrantes, por meio do Balcão Solidário e outros instrumentos, é o objetivo da Universidade Federal da Bahia, como forma de atender a demanda crescente de chegada de pessoas de outros países a Salvador.
Entre as estratégias de maior impacto, a formação e capacitação de servidores públicos para fortalecer este trabalho estão na pauta do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (Namir), sediado no térreo do Centro de Estudos Afro-Orientais, no Largo Dois de Julho.
O apoio de especialistas tem produzido um diagnóstico socioeconômico o mais preciso possível, desdobrando no planejamento e avaliação de políticas públicas, visando a inserção laboral de quem precisa se sustentar, muitas vezes sem saber falar o português.
O chamado “acolhimento linguístico” é o efeito da produção de material didático, com a distribuição de classes de venezuelanos, haitianos, senegaleses, marroquinos, cubanos, afegãos e cidadãs e cidadãos de diversos outros países.
-A acolhida resulta em enriquecimento cultural com a fusão de manifestações diversas na culinária, na música, e em vários outros aspectos do cotidiano”, afirma a professora Mariângela Nascimento, ao voltar a trabalhar no Balcão Solidário, em Salvador, de onde havia saído para promover articulações em municípios do interior do estado.
Ao redor do mundo, linguagem universal do esporte, em especial do futebol, tem servido do melhor exemplo de boa propaganda para a luta pelo convívio entre nacionalidades diversas, como verifica-se na seleção da Espanha, atual campeã europeia, tendo como titulares jogadores de famílias de origem africana.
Livro sobre relações
Namoro, amizade, casamento, trabalho, espiritualidade e até como se pode relacionar consigo mesmo, tomando como pressuposto o fato de o sentimento de solidão acompanhar uma pessoa até mesmo quando se está em grandes grupos. Estes e outros tipos de contato são o tema das reflexões contidas no livro de estreia do jornalista baiano Allisson Santt. O lançamento de "Às vezes você fez tudo certo o problema é que ninguém liga" vai render resenha e sessão de autógrafos na Rua do Carmo número 13, no Santo Antônio, em encontro aberto ao público, independentemente de adquirir ou não o histórico primeiro exemplar.