Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 às 3:52 h | Autor:

Biblioteca reabre após poesia no Carnaval

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Biblioteca reabre após poesia no Carnaval
-

Poetas e arte-educadores da Biblioteca Prometeu Itinerante voltam agora à sede na rua Edmundo Guimarães, número 1, na Boca do Rio, tendo como uma das fontes de inspiração os 30 anos de criação do bloco O Boca de Brasa.

O artigo definido no nome do bloco refere o perfil único, além de autêntico, do poeta Gregório de Matos, alcunhado O Boca do Inferno – ou O Boca de Brasa -, reconhecido até hoje pela capacidade de definir a Bahia com fidedignidade.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Com seus integrantes recitando poemas e distribuindo folhetos literários, O Boca de Brasa saiu do final de linha do bairro Fazenda Garcia até a Passarela do Campo Grande.

A poesia ocupou as ruas do Circuito Riachão, onde o bloco acrescentou sua criatividade orféica ao cordão formado com o Mudança do Garcia, famoso pelo tom fortemente critico de suas alegorias.

– O Boca de Brasa iniciou sua participação no Carnaval de Salvador em 1996, saindo no Circuito Batatinha, no Centro Histórico de Salvador – lembra um dos fundadores, o poeta Douglas de Almeida, em texto distribuído pelo instagram.

De acordo com Douglas de Almeida, durante estas três décadas, o bloco homenageou diversos poetas e movimentos, além de Gregório de Mattos, contribuindo assim para ampliar o conhecimento sobre as artes.

Entre os favoritos do bloco da poesia, estão Castro Alves, Luiz Gama, Semana de Arte Moderna 1922, Cecília Meireles, Sosígenes Costa, Solano Trindade, Maria Carolina de Jesus, o Tropicalismo e Cuíca de Santo Amaro.

Também não podem faltar nos recitais carnavalescos, a Poesia Negra da Bahia (e em especial, José Carlos Limeira) e o Movimento Poetas na Praça, na figura de Antônio Short, além de Art Delírio Noturno, destacando o saudoso Zeka de Magalhães.

ABRE ASPAS

“Uma preocupação [do Vaticano] é que, em nível internacional, deve ser acima de tudo a ONU que gerencia essas situações de crise [como o ataque a Gaza]. Esse é um dos pontos em que insistimos”

Pietro Parolin, secretário de estado do Vaticano, sobre a negativa de integrar Conselho da Paz de Trump

Reciclagem na festa

O avanço do trabalho de reciclagem, no período de Carnaval, chegou à coleta de vidro, pela primeira vez reutilizado em larga escala, de acordo com a estratégia de redução de danos ao meio ambiente, destacando o protagonismo de catadores. Encerrado o Carnaval, os cooperados credenciados seguem recolhendo os recipientes para serem encaminhados à indústria.

– É uma novidade histórica. O vidro recolhido não volta para a rua, não vai para o aterro. Ele segue diretamente para a indústria e retorna como um novo produto – destaca Edmundo Góes, presidente de uma das cooperativas, a Cooperguary.

POUCAS & BOAS

  • A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou ontem, através de nota, que é falsa a notícia sobre novos casos de Mpox no Estado. Este ano foram notificados seis casos até ontem. Segundo a Sesab, todos estão em investigação e nenhum confirmado para a doença até agora. Com incidência principalmente em países africanos, a doença foi considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) pela Organização Mundial de Saúde em dois momentos, entre 2022 e 2024.
  • Em Teixeira de Freitas foram abertas ontem as inscrições para o 2º Casamento Comunitário da cidade, com garantia de acesso aos casais inscritos no CadÚnico do município. Eles têm orientações e auxílio na regularização de registros e encontro preparatório, onde serão compartilhadas informações e reflexões sobre a importância e responsabilidade da vida em comum. A iniciativa da Secretaria de Promoção Social, tem parceria com o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais.
  • Os resultados do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, da edição de 2025 indicam que dos 417 municípios baianos, 331 foram contemplados. Foram 45 cidades premiadas com o Selo Ouro; 178, com o Selo Prata; e outros 108, com o Selo Bronze. Criada pelo Ministério da Educação, a certificação reconhece os esforços e as iniciativas de sucesso das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que garantam o direito à alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco