Briga boa na decisão da ouvidoria do DP
Primeiro colocado foi o sociólogo Ailton Ferreira, dedicado há quatro décadas aos movimentos sociais
Uma briga boa, seja no sentido do equilíbrio entre postulantes ou em relação à preparação e espírito cívico das candidaturas. Assim pode ser interpretada a definição dos três finalistas para a próxima ouvidora ou ouvidor: agora o Conselho Superior da Defensoria Pública tem a responsabilidade de escolher quem vai suceder Sirlene Assis.
O primeiro colocado foi o sociólogo e educador Ailton Ferreira, dedicado há quatro décadas aos movimentos sociais, com destaque para associação de bairros de Salvador e defesa dos afrobaianos.
Ailton Ferreira teve 33 votos contra 31 da vice-campeã, Naira Gomes, igualmente habilitada para tornar-se a quinta mulher preta seguida a assumir o cargo, se mantida a tradição a favor da identidade de gênero e de etnia.
Não se pode descartar, ao contrário, é de se levar em alta conta a força de Pai Ogum, na classificação de Iyá Márcia, preparada e bem-disposta a tornar-se ouvidora, atendendo a perfil similar ao de Naira Gomes.
Menção honrosa para a forte candidatura de Iyá Thiffany Odara, empatada com Iyá Márcia, 14 votos cada, no colégio eleitoral formado por entidades da sociedade civil. Iyá Márcia avançou para o triangular final pelo critério de idade por ser mais idosa.
Foram 12 candidatas e candidatos, número recorde para o cargo estratégico, por ser o ouvidor ou ouvidora responsável por escutar a cidadania e fazer avançar ou não o pleito em sua defesa.
O resultado em si e todo o processo eleitoral muito bem conduzido merecem destaque, saindo todas e todos vencedoras e vencedores, pois a cada rito com esta proposta, a democracia avança e se fortalece na base da sociedade civil, tornando-se o alicerce irremovível do bom convívio na sociedade brasileira.
10º Prêmio Sebrae
As premiações de jornalismo têm servido para a seleção de referências em pauta, apuração, texto final e edição, com o acolhimento de temas de interesse social inegável, como é a proposta do 10º. Prêmio Sebrae.
O tema central deste ano é a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do País, contemplando as categorias áudio, texto, vídeo e foto no certame estadual baiano.
As inscrições já vêm sendo aceitas, mediante anexo do trabalho da candidata ou candidato, seguindo-se as instruções contidas na home-page www.premiosebraejornalismo.com.br
POUCAS & BOAS
- Alagoinhas, Itabuna, Santo Estevão e Porto Seguro fazem parte de um grupo de 12 municípios baianos que estão em São Paulo divulgando suas festas juninas, com uma programação voltada para agentes de viagem e representantes da imprensa. O evento foi aberto no dia 13 no espaço Coco Bambu Anhembi. Hoje e amanhã acontece no Parque Villa Lobos, onde foi montado um cenário que remete ao casario do interior, enfeitado para festejar os santos de junho, com forró ao vivo e as delícias da culinária regional. A coordenação é da Secretaria de Turismo da Bahia, que aposta nos festejos de junho para movimentar o setor no estado no meio do ano.
- Em Feira de Santana o grupo Sertão Vertical realiza hoje um Rapel Solidário em prol da Associação Protetora dos Animais (Apa). Para participar, as pessoas devem colaborar com valores acima de R$ 10 para a entidade. A partir das 15h, o evento acontece na Passarela Conceição Lobo, no Bairro Cidade Nova. Fundada em 2002, a associação atua na defesa de animais abandonados e vítimas de maus tratos, cuidando e intermediando a adoção responsável.
- O ‘Pedal do Bombeiro’ reuniu ontem (14) no início da manhã um grupo de militares e ciclistas em um percurso de 30 km, entre a sede do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Barreiras) até o povoado do Barrocão. A organização teve como principal objetivo arrecadar alimentos para o Programa Bahia Sem Fome, bem como aumentar a conscientização da população sobre a iniciativa, que é coordenada pelo Governo da Bahia.