Cacau sustentável é choco-exportação
Confira a coluna Tempo Presente desta quinta-feira
À sombra de árvores nativas da Mata Atlântica, frutificou o cacau baiano Cabruca, agora maduro para ser gerido por um consórcio, com proposta de bons negócios no exterior, a ser inaugurado amanhã.
O Centro Público de Economia Solidária Litoral Sul (Cesol) e a Unifacs formam o par responsável pela criação do Consórcio Cabruca, com objetivo de fortalecer o trabalho dos produtores de cacau e do chocolate dele derivado.
Não bastasse a delícia produzida, para tantos irresistível, o sistema de cultivo do Cabruca corresponde à ideia de “sustentável”, pois a qualidade do fruto é proporcional à biodiversidade, obrigando quem planta a cuidar da floresta.
– O Consórcio Cabruca é uma iniciativa que visa fortalecer a cadeia produtiva do cacau e chocolate gerando novas expectativas para os produtores, com a abertura do mercado internacional – reafirma a coordenadora geral do Cesol, Bárbara Aragão.
A ideia é fazer a rota inversa a das caravelas, mas sem pilhar e sim vender o chocolate baiano, após ter sido descoberta a Europa, e seus revendedores ao público chocólatra mais exigente, conforme viagem recente do ex-coordenador do Cesol, Thiago Fernandes, um dos idealizadores do Consórcio.
A semente foi plantada por Henrique Campos, doutor em Ciências Sociais e professor na Unifacs, ao perceber a contradição de a Bahia ser campeã em exportação de cacau mas faz campanha pífia na remessa de choco para o exterior.
– O projeto de exportação pretende apoiar empreendimentos da agricultura familiar e cooperativas comprometidas com a garantia da qualidade dos produtos e com condições decentes de trabalho e sustentabilidade para o acesso ao mercado internacional – afirma o PhD Henrique Campos.
Vila Laura canta Jesus
Uma nova tentativa de interpretar o nascimento do Menino Deus como um momento de pensar melhor sobre o legado de Jesus Cristo, é o convite à gente de todos os credos e os agnósticos, para o Musical da Vila Laura, domingo, 18 horas.
Por meio da música – arte mais sublime –, a cantata “O amor nasceu” pretende alcançar os corações sobre o verdadeiro sentido do Natal, na proposta da apresentação promovida pela Igreja Batista da Vila.
Aberta ao público, a cantata vai se apresentar na rua Lalita Costa, 390, onde fica a sede da igreja filiada à Convenção Batista Brasileira.
Empresas favorecidas
Denúncias chegadas à imprensa apontam que estaria havendo favorecimento de algumas empresas em detrimento de outras nos contratos da Defensoria Pública do Estado da Bahia. O que já se sabe é que existe descumprimento das obrigações contratuais por parte das empresas consideradas apadrinhadas. Certamente a Defensoria irá abrir investigação para buscar a origem dos fatos, os padrinhos e afastar de vez o cenário de ilegalidade.
POUCAS & BOAS
- A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se apresenta hoje com o concerto Rock Ensemble no Teatro do Sesc-Centro, encerrando a temporada 2023. Com início às 19h, a entrada será um kg de alimento não perecível que será destinado ao projeto Natal Solidário, promovido pelo Sistema Comércio: Fecomércio, Sesc e Senac.
- O cancelamento da quarta edição da Expo Belo Campo foi anunciado ontem pelo prefeito Quinho, justificando como causa os efeitos da estiagem prolongada que castiga produtores e municípios de diversas regiões do Estado.
- A abertura da Vila de Natal às 18h de hoje recomeça a programação natalina na praça dos Três Poderes, em Luís Eduardo Magalhães, organizada pela gestão municipal. No palco principal se apresentam os alunos do Programa Municipal Espaço das Artes, nas modalidades de Ballet e Violão, e o Grupo de Percussão Meninos de LEM. Com variada programação gastronômica, a praça de alimentação terá voz e violão com Geovanni Moreira e Brian Rossi.