Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes*

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 30 de dezembro de 2025 às 7:04 h | Autor:

Campeã da internet é pela paz das religiões

Confira a coluna Tempo Presente desta terça

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Foto ilustrativa
Foto ilustrativa -

Márcia de Ogum, uma das yalorixás de maior número de seguidores na internet, poderia apenas seguir a correnteza de convicções sobre a regência do Ano Novo, atribuída ao orixá de sua cabeça, mas, por ora, ela tem certeza mesmo é de continuar a luta pela paz.

Uma divindade só para reger o mundo inteiro não está entre as crenças da líder religiosa do terreiro Ilê Asé Ewá Olodumare, em Areia Branca, Lauro de Freitas.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Para Márcia, cada terreiro deve consultar seus búzios para verificar a predominância de um orixá, no caso dela a observação das combinações do ifá ficou para mais próximo da virada, hoje ou amanhã.

Integrante ativa do Conselho Interreligioso da Bahia (Conirb), Márcia de Ogum já tem certeza de uma coisa: independentemente do orixá a reger 2026, a busca pela paz é a bandeira branca a ser içada para unir pessoas de todas as religiões: “Vamos intensificar a participação e a presença em todos os encontros e locais onde é preciso levar a mensagem da paz”, afirma Márcia de Ogum.

A ialorixá quer dar sequência ao trabalho desenvolvido em 2025, com destaque para visitas em unidades do sistema prisional, palestras em escolas e encontros, como o recente Você e a Paz, na companhia de pastores, padres e espíritas.

O Ano Novo será de números fortes para o terreiro Ilê Asé Ewá Olodumare: 25 anos de fundação; 50 de iniciação de sua mãe, Valdete de Ewá, já de volta ao Orum; e mais 40 da dedicação de Márcia ao candomblé.

Atualizada nas novas tecnologias, yá Márcia conta com 70 mil seguidores na internet, fazendo do ambiente digital um meio de divulgar mensagens de união de todas as religiões, como forma de incentivar as pessoas a derrotar o racismo.

O pagamento exorbitante de juros e amortizações da dívida deixa o País sem capacidade de maior investimento em educação, saúde, moradia e segurança
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), em mensagem de Ano Novo, abordando situações que ‘entristecem e preocupam’, como o aumento da corrupção e da violência, entre outros desafios

‘DiverCidade’ no Farol

Com apoio do Centro Cultural do Tribunal de Justiça da Bahia, o artista plástico Paulo Canuto apresenta a mostra DiverCidade, um percurso pela história de Salvador a partir de 62 obras que atravessam cinco décadas de produção. A exposição será inaugurada em 8 de janeiro, às 18h, no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, e segue aberta ao público até 22 de fevereiro.

O conjunto dialoga com as transformações da cidade e do próprio autor, reunindo pinturas acrílicas, aerografias e esculturas com fios de cobre reaproveitados da construção civil, em permanente reinvenção estética e memória urbana ativa.

POUCAS & BOAS

  • Em Buerarema, o presépio natalino da Casa Jonas&Pilar está aberto para visitações, até hoje, na Casa de Cultura, praça principal, entre 8h e 20h, com acesso gratuito. Para estimular a continuidade deste costume local, a lapinha foi montada a partir da Oficina de Presépio Natalino, ministrada pelo ator e artista plástico Rogério Tomás. A iniciativa é do Instituto Macuco Jequitibá, com apoio institucional da prefeitura local e apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia.
  • A 1ª Corrida Vai na Fé, de Curaçá, tem largada, hoje, às 6h30, com um mix de esporte, solidariedade e fé, na véspera do dia dos padroeiros São Benedito e Bom Jesus da Boa Morte. O evento é resultado de parceria entre a paróquia local e a gestão municipal, com apoio da Sudesb. Amanhã, no feriado local, além da programação religiosa, a cidade vai receber, a partir das 5h, no Porto de Cima do Rio São Francisco, a secular manifestação cultural Marujada, que é Patrimônio Cultural Imaterial do município.
  • Na divisa da Bahia com Piauí, moradores e visitantes de Buritirama se preparam para o Réveillon 2026 na praça principal da cidade. Com início a partir das 23h de 31 de dezembro, o evento será abrilhantado pelo forrozeiro Adelmário Coelho, a dupla Alex Nairoldo e Natalícia, bem como Wallas Souza & Rodrigo do Acordeon, dupla que promete animar a chegada do ano novo com as demais atrações. Organizado pela gestão municipal, o festejo tem apoio da Secretaria de Turismo da Bahia e do Ministério do Turismo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco