Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 25 de novembro de 2022 às 0:15 h | Autor:

Capoeira encerra Novembro Negro

Objetivo é valorizar mestras e mestres da capoeira reinventada na Bahia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Mestres e mestras foram convidadas a partir das diferentes linhagens da capoeira, garantindo assim o valor da pluralidade
Mestres e mestras foram convidadas a partir das diferentes linhagens da capoeira, garantindo assim o valor da pluralidade -

A campanha “Novembro Negro”, no qual são desenvolvidas atividades voltadas para a conscientização e defesa do povo preto, será encerrado dia 29, com o projeto Capoeira nas Ondas do Rádio.

O objetivo é valorizar mestras e mestres da capoeira reinventada na Bahia a partir das lições trazidas pelos escravizadas e escravizados nos navios chamados “negreiros”.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A gravação de programas com conteúdos específicos sobre a arte, dança e luta da capoeira começa nos próximos dias para veiculação em inserções em emissoras de rádio baianas em janeiro de 2023.

-A grande ideia do Capoeira nas Ondas do Rádio é a valorização de mestres e mestras de capoeira enquanto cultura viva, detentoras de conhecimento e porta-vozes da sua própria cultura”, destacou a mestra em educação, responsável por desenvolver ações de políticas públicas para a comunidade.

De acordo com a curadora do Projeto, Franciane Simplício, professora de capoeira do Grupo Gangara, mais conhecida como Bisonha, os mestres e mestras foram convidadas a partir das diferentes linhagens da capoeira, garantindo assim o valor da pluralidade.

-Essa foi a forma que encontramos de homenagear nossos mestres e mestras que, com orgulho de sua negritude e de seu ofício, disseminarão conhecimento e cultura para toda a população baiana através das ondas do rádio”, disse Franciane Simplício.

Para o jornalista e doutor em rádio, Ricardo Medeiros, um dos integrantes do projeto, o rádio continua sendo um grande veículo de comunicação de massa e a mídia de maior penetração na sociedade, configurando-se como uma grande fonte de notícias, lazer e entretenimento.

Felisquié 2022

Jequié, a Cidade-Sol, recebe a 6a edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié, a Felisquié. O encontro está programado para ocorrer entre 1 e 3 de dezembro, com parceria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), entre outros órgãos públicos e privador.Um dos principais destaques é a comemoração pelos 110 anos de nascimento de Jorge Amado, com a confirmação dos nomes de dois dos principais estudiosos da obra amadiana, o professor Gildeci Leite e Pawlo Cidade. Os pesquisadores vão falar sobre as baianidades na literatura de Jorge Amado, em conversa com escritoras, contando com a participação das professoras Elane Nardotto, Fabiana Moura e Giseli Novais.

POUCAS & BOAS

- ‘Miquei 20 anos: inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência na cidade de Barreiras’ é o tema do seminário que movimenta hoje o plenário da Câmara de Vereadores durante todo dia. Ao todo serão cinco mesas temáticas com abordagens a diferentes aspectos do trabalho desenvolvido pela oscip. No encerramento acontecerá uma homenagem à fundadora da Miquei, Aida Okawati, em memória, e um momento cultural com o cantor e compositor Augusto Reys. Ao longo do dia a exposição ‘Nossa história de sucesso’ poderá ser apreciada no local.

- Em Alagoinhas será lançado hoje o Programa Mãos que Acolhem, através de parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Secretaria de Agricultura (Semag), com início às 8h no Eco Ponto da Central de Abastecimento. Na oportunidade serão distribuídos equipamentos de trabalho para pessoas em vulnerabilidade social acompanhadas pelos Cras e trabalhadores informais cadastrados no município.

- ‘Doar sangue é um ato de solidariedade. Junte-se a esta causa e salve vidas’ é o tema da campanha que visa sensibilizar doadores na região Sul da Bahia, como parte da programação alusiva ao dia nacional do Doador Voluntário de Sangue. Neste contexto uma caravana de moradores de Ibicuí chegará hoje ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, para participar de uma doação coletiva de sangue visando reforçar os estoques regionais para o final de ano no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco