Carolina Daltro inova com lentes mágicas
Confira a coluna Tempo Presente
O estereótipo do médico a aguardar o paciente em seu consultório, mediante agendamento de consulta, deverá resistir por mais algum tempo, no entanto, tende a ser superado por profissionais inventivos em busca de novos recursos visando à saúde "de geral".
Uma boa contribuição para corrosão do paradigma do “doutor de gabinete” é de uma médica de olhos, e agora escritora Carolina Daltro, prestes a lançar seu primeiro livro.
“As Lentes Mágicas” é um convite para pais e filhos conhecerem, por meio das delícias da escrita criativa, métodos de tratamento inusitados, além de obterem orientação para conviver melhor com miopias a disfunções afins.
Em vez do costume de prescrever os tradicionais óculos, a partir do diagnóstico convencional, a ideia é oferecer às crianças a oportunidade de escolher entre diversas opções, “as lentes mágicas” oferecidas na inusitada publicação.
-Há óculos com lentes de tratamento para desacelerar o avanço da miopia; lentes noturnas capazes de melhorar o desempenho óptico ao amanhecer; e outras de tipo gelatinoso com boa resposta para conforto de quem pratica esportes”, afirma a médica e escritora.
Em Salvador, o lançamento está previsto para o começo da Primavera, quando as cores e os contornos das “coisas do mundo” tendem a alegrar as pessoas, entre as quais as crianças, dada a incidência de mais luminosidade.
A busca por inovação coincide com um momento difícil da história do mundo, pelo aceleramento da quantidade de míopes, com perspectiva de tornarem-se metade dos 7 bilhões de pessoas do planeta, se não surgirem iniciativas como a de Carolina Daltro.
“[X objetiva] não se submeter ao ordenamento jurídico e ao Judiciário, para instituir um ambiente de total impunidade e 'terra sem lei' nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições”
alexandre de moraes,ministro do STF, na decisão que ordenou a suspensão da rede social X no País
Gastronomia em ascensão
O curso de gastronomia da Universidade Federal da Bahia mira no desenvolvimento do projeto de um mestrado profissional, contando de antemão, com a reconhecida sensibilidade do Magnifico reitor Paulo César Miguez.
As boas práticas voltadas para o atendimento às demandas da cidadania têm se constituído na missão do curso, ao comemorar este mês seu “debut”.
O "canta-parabéns" do curso adolescente contou com a presença de estudantes, professores, técnicos e gastrônomos formados na Ufba, após o desmembramento necessário da Escola de Nutrição.