Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 15 de março de 2025 às 5:30 h | Autor:

Cemitério preto gera polêmicas

Confira a coluna de hoje

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Espaço fúnebre foi desativado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia em 1844
Espaço fúnebre foi desativado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia em 1844 -

A arquiteta, urbanista e doutoranda em Urbanismo Silvana Olivieri, dedicada junto ao professor da Ufba, Samuel Vida, a pesquisar a localização do cemitério do Campo da Pólvora, arguiu alguns aspectos de duas notas publicadas pela Tempo Presente nas edições de 15 e 18 de fevereiro.

Para Silvana, o “direito de resposta”, como qualificou sua participação, tem importância para divulgar corretamente fatos relacionados ao espaço fúnebre desativado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia em 1844.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo a pesquisadora, na segunda nota publicada, não ficou evidente se os “reparos” dos historiadores Carlos da Silva Jr. e Lisa Earl Castillo teriam como alvo o seu trabalho ou o conteúdo da primeira nota.

Silvana Oliveri afirma terem as duas fontes desconsiderado a argumentação apresentada em dossiê por ela encaminhada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em julho do ano passado.

–Acredito que os historiadores leram previamente o referido dossiê, disponível para consulta pública pelo Sistema Eletrônico de Informações do Iphan – afirma Silvana Olivieri, em seu texto de “direito de resposta”.

Para ela, “no meio acadêmico, é bastante contraindicado vir a público, ainda mais em um jornal de grande circulação, tecer comentários relacionados a uma pesquisa que se desconhece”.

Segue o arrazoado da diligente doutoranda: “É preciso esclarecer que não encontramos nenhum registro ou evidência de que tenha havido a suposta remoção. Ao contrário, tudo indica que o Cemitério do Campo da Pólvora foi soterrado com seus mortos”.

Solicita a arquiteta a anexação dos registros e evidências da remoção, por parte dos historiadores, ao processo em curso no Iphan, referente à localização do antigo cemitério.

“É inadmissível que as pessoas usem as redes sociais não para o exercício democrático da crítica, o que seria legítimo, mas para exibir seu machismo e misoginia sem nenhum filtro ético”

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, em apoio à primeira-dama Janja, que vem sofrendo ataques online

Dia do Circo no Picolino

O mês é das Mulheres, mas também do Circo, comemorado no próximo dia 27, no Picolino, com programação festiva com palhaços, magia, acrobacias, malabares e divertimentos em geral.

São 40 anos do Circo Picolino, formando artistas e produzindo arte, buscando comemorar nesta data 27 (cai em uma quinta-feira), o auge do projeto “Celebrar os 40 buscando outros 40”.

Neste dia, o grande público de senhoras e senhores está convicado para o espetáculo “Gran Circus”, inspirado em aspectos confiáveis da história do circo brasileiro.

POUCAS & BOAS

Termina neste sábado em Castro Alves, a 5ª edição da Feira Literária do Poeta (Flipo), que desde quarta-feira movimenta a cidade com variada programação artística e cultural gratuita. Com o tema ‘Encantos do Nordeste’, este ano a feira homenageou o dramaturgo, romancista, poeta e professor paraibano Ariano Suassuna e festejou os 175 anos de nascimento de Castro Alves, celebrado ontem. O recital Sanfona e Poesia abre hoje, às 10 horas o último dia do evento no Mercado Municipal Seu Ribeiro. A partir das 21h terá o show ‘Um só coração’ na praça da Liberdade, com Elba Ramalho, Tatau, Robson Moraes – Banda Mel, Sarajane e Carlinhos Brown. Olodum encerra a feira a partir das 23h.

Em Casa Nova o CarnaJegue 2025 vai agitar a Praça da Feira na localidade de Santana do Sobrado, a partir das 15 h de hoje (15) com participação de artistas regionais e culminando com o show de Xexeu. A festa é tradicional neste período pós carnaval, com projeto focado no lazer da população, bem como no aquecimento da economia, atraindo também foliões de outros municípios.

Os pontos de convergências e divergências entre as teorias do psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung e do psicanalista Donald Woods Winnicott vão nortear a roda de conversa ‘Caminhos que se cruzam: um diálogo entre Winnicott e Jung’, hoje em Vitória da Conquista. Com início às 9h no módulo Ariel da Mata no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, o evento é promovido pelo Grupo de Estudos em Psicologia Analítica (Gepan) da Uesb.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco