Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 18 de dezembro de 2024 às 3:00 h | Autor:

Chocolate Cabruca é campeão mundial

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Chocolate Cabruca é campeão mundial
-

A Região do Chocolate da Cabruca, como vem sendo internacionalmente conhecido o território do sul da Bahia produtor de cacau, levantou o título de campeã mundial pela Academy of Chocolate, de Londres, equivalente a uma “Fifa” para os apreciadores do bom paladar.

Foram 15 medalhas, incluindo uma de ouro, projetando para a Região do Chocolate da Cabruca a oportunidade de abrir horizontes em busca da conquista de mercados, representando uma autêntica “virada no placar”, pois o cacau, além de superar a crise de uma praga capaz de causar graves prejuízos agora se reabilita na forma de chocolate fino.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre as marcas baianas vencedoras em Londres, destaca-se a “Ju Arléo”, de Uruçuca, onde uma criança de 12 anos, Júlia, vem desenvolvendo seu talento precoce desde os 7, quando descobriu-se uma exímia fabricante, ao doar sentido de chocolate com cupuaçu ao cacau produzido nas terras da família de quem ganhou, a título de brinquedo, uma pequena maquininha de misturas “mágicas”.

Outras marcas made in Região do Chocolate da Cabruca a convencerem o júri especializado são a Benevides, de Itabuna, feita de cacau ao leite com rapadura e outro de canjica; a Modaka, de Barro Preto, misturada a castanha e canela; a La Lis, a Bem Cacao, com fava de baunilha, e a Cacau do Céu, com morango e pistache, outra com melado de cana, estas de Ilhéus; a Martinus de Coaraci, com leite de cabra; e a Tombador Cacau, com maracujá, de Valença.

- A Região do Chocolate da Cabruca ganha notoriedade com a vitória no certame realizado na Inglaterra”, afirma o principal representante do Consórcio Cabruca de Exportação de Chocolates Finos da Bahia, Thiago Fernandes.

Senar em Miguel Calmon

O município de Miguel Calmon ganhou um centro de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com a finalidade de atender também aos moradores de Jacobina, Morro do Chapéu, Tapiramutá, Piritiba, Caém, Várzea Nova, Várzea do Poço, Serrolândia e Mundo Novo. O objetivo da unidade sediada em anexo ao Parque de Exposições da Avenida João Sahagun é o de ofertar cursos técnicos voltados para produtores rurais, entre outras atividades gratuitas, visando também a formação de mão de obra qualificada. O endereço é etec.senar.org.br. Mas atenção: é preciso ter concluído o ensino médio.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco