Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Saturday, 15 de July de 2023 às 6:15 h | Autor:

Cinema ajuda a combater racismo

Confira a coluna Tempo Presente deste sábado

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Confira a coluna Tempo Presente deste sábado
Confira a coluna Tempo Presente deste sábado -

O combate ao racismo e a denúncia da propaganda ideológica supremacista estão entre possíveis interpretações do conteúdo do filme de gênero documentário ‘Pra quê me olhar assim?’, a ser exibido dia 18, às 14 horas.

A película produzida pelo Projeto Juventude Negra e Participação Política da organização não governamental Cipó vai passar na Sala Walter da Silveira, anexa à Biblioteca dos Barris, com entrada franca.

O trabalho vai apresentar dados e referências visando viabilizar uma definição do “racismo estrutural”, como se convencionou nomear o conjunto de mecanismos socialmente aceitos e incentivados para opressão do povo preto.

O curta tem meia hora incessante de cenas capazes de ampliar os horizontes com o objetivo de favorecer a compreensão da importância das políticas de justiça reparadora, geométrica ou proporcional.

Todo o desenvolvimento do enredo tem como base aspectos de um estudo sobre ações de equidade promovidas pelo Centro de Referência Nelson Mandela.

Vinculado à Secretaria de Promoção à Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi-Ba), o centro foi inaugurado em 2013, homenageando o grande líder sul-africano, saído das masmorras para a cadeira de presidente eleito do país, ao feitio de Lula.

Entre as titulares da seleção de lideranças e ativistas presentes no documentário, estão a primeira desembargadora preta do Brasil, Neuza Maria da Silva e a vereadora Laina Crisóstomo.

Destaca-se também a participação de Luciene Santana, diretora de prevenção e redução dos riscos e danos na Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis e a promotora de Justiça Lívia Santana Vaz.

Desacelera em Salvador

Os cuidados consigo e com os outros, visando a um bom convívio e a saúde mental, são os objetivos do Movimento Desacelera, com encontro previsto para dia 22, em Salvador. A campanha de capacitação para quem precisa gerir a existência sem pressas desnecessárias, virá pela primeira vez à capital baiana, onde se presume uma inclinação inatista por criar meios de viver sem agonia.

– Vamos desmistificar a ideia de que isso não acontece na Bahia. Não é verdade, se a aceleração social do tempo é um espírito do nosso tempo – explica Michelle Prazeres, idealizadora do movimento.

POUCAS & BOAS

- A Fazenda Panorama, do Grupo SLC Agrícola, localizada em Correntina, recebe hoje um público estimado em 1,5 mil pessoas para mais uma edição do Dia de Algodão, realizada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão. Considerado o maior encontro relacionado à fibra do Nordeste, tem a expectativa de contar com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Alexandre Schenkel.

- O 1° Encontro de Empreendedorismo e Ação Social movimenta na manhã de hoje o Colégio Municipal Padre Vieira, na cidade de Barreiras, com venda de produtos diversos. O evento é resultado de uma parceria entre o Ensino Fundamental II com o Sebrae, através da realização de palestras com especialistas sobre a temática e debates em sala de aula. Coordenadora Pedagógica, Márcia Rasia destacou o objetivo central da programação de integrar no contexto escolar familiares dos alunos que são empreendedores.

- O feriado de hoje em Juazeiro começa com alvorada festiva às 5h, entre o Marco Zero e o Vaporzinho, abrindo a programação na data em que o município comemora os 145 anos de emancipação política. Às 8h tem programação cívica e diversos eventos esportivos e culturais durante o dia. No parque Fluvial tem shows musicais a partir das 12h. De noite a tradicional Puxada no percurso do carnaval será animada por Mateus Torres e a banda Afrodisíaco. Amanhã terminam os eventos esportivos com Beach Tennis, Vôlei de areia e Competição de Caiaque.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco