Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 26 de janeiro de 2021 às 6:01 h | Autor:

CNA envia oxigênio para ajudar Amazonas

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Os equipamentos vão atender pacientes internados em hospitais públicos de Manaus e cidades amazonenses | Foto: Marcio James | AFP
Os equipamentos vão atender pacientes internados em hospitais públicos de Manaus e cidades amazonenses | Foto: Marcio James | AFP -

O mutirão para reduzir as dificuldades enfrentadas pelo Amazonas, por descontrole da Covid-19, já pode incluir a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ao doar 38 cilindros de oxigênio, com 10 litros cada.

Os equipamentos vão atender pacientes internados em hospitais públicos de Manaus e cidades amazonenses, em colapso, apesar de ter o Ministério da Saúde recebido solicitações de apoio ainda antes da virada do ano.

Por não ter planejado-se nem recebido ajuda federal, ao contrário, incentivou-se tratamento precoce com remédios sem comprovação, o Amazonas enfrenta um surto com agravante de provavelmente o coronavírus ter tornado-se mais contagioso.

– Esses equipamentos serão muito bem-vindos nesse momento extremamente crítico, registrou Muni Lourenço, vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea).

Alta tecnologia – A CNA, da qual faz parte a Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), enviou um material de alta tecnologia, por não necessitar de recarga de oxigênio, já que converte o ar ambiente.

O Comando Militar da Amazônia está organizando o transporte aéreo dos equipamentos de Belo Horizonte para o galpão logístico do Ministério da Saúde em Guarulhos, São Paulo, e em seguida, enfim, para Manaus.

Esta semana o oxigênio acabou nos municípios de Itacoatiara e Coari, levando diversos pacientes a óbito, como ameaça acontecer em outras capitais brasileiras, não por falta de aviso.

“Pegar governador

e prefeito que

compraram respirador

superfaturado é muito

pouco para o que

aconteceu nesse país.

(...) Presidentes foram

desrespeitosamente

levados à prisão por

muito menos”

Alexandre Kalil, prefeito de BH, em entrevista criticando a atuação do governo federal na pandemia

Senhor dos Passos digital

A maior festa religiosa da Chapada Diamantina, em louvor ao Nosso Senhor dos Passos, vai acontecer em ambiente digital, a fim de evitar aglomerações no município de Lençóis. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a prefeitura investiram nas redes, principalmente instagram e facebook, para fazer transmissões referentes às nove missas e a lavagem da escadaria, realizada apenas por mulheres vestidas de baianas típicas. O novenário na igreja, situada à entrada da cidade, inclui uma missa por dia, com participação apenas do grupo envolvido na mobilização de recursos para manutenção do santuário. A série de celebrações começou com uma missa para as crianças e terminará pela dos garimpeiros, ainda organizados na Sociedade União dos Mineiros.

POUCAS & BOAS

Começou ontem o webinário ‘50 anos do tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico de Cachoeira-BA: conquistas, desafios e novas perspectivas’, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Considerado um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos barrocos do Brasil, a cidade tem cerca de 670 edificações além de acervos do período colonial como a ponte D. Pedro II, o mercado, a ferrovia e a hidrelétrica. Na programação de hoje tem apresentação da Filarmônica Lyra Ceciliana e debate sobre ‘A etnomusicologia do Samba de Roda em Cachoeira e no Recôncavo Baiano’, com diversos convidados. O evento, transmitido pelo canal oficial do Iphan no Youtube prossegue até o dia 29, sempre com início às 19h30.

Em comemoração ao dia nacional da Bossa Nova foi aberta ontem, em Juazeiro, a exposição ‘João Gilberto, sua casa, sua gente’, no Memorial Casa Bossa Nova, na praça da Bandeira, na região central da cidade. Além do acervo que retrata a vida do juazeirense João Gilberto, no local os visitantes podem conhecer também outras histórias de artistas locais com atuação neste ritmo que surgiu no final da década de 1950. O Memorial está aberto durante a semana, das 8h às 14h.

Campeão mundial de remo na categoria Master 60+, Edson Santiago Conceição, 61 anos, mais conhecido como Zeu, falará hoje sobre sua experiência relacionada ao bem-estar, adquirida com as atividades físicas, durante a live ‘Esporte, vida e superação’. O evento, promovido pela Fundação Aleixo Belov, tem início às 15h e será transmitido no canal do Youtube da entidade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco