Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 28 de março de 2025 às 4:00 h | Autor:

Comércio da Bahia rebate preconceito

Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha
Ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha -

Nunca é tarde demais para repudiar uma ação ou pronunciamento de viés preconceituoso contra o povo, especialmente quando se trata do nosso povo, o povo da Bahia, partindo a defesa de instituição com a força do Sistema Comércio Ba – Fecomércio, Sesc e Senac.

A voz da unidade do comércio baiano manifestou sua indignação ao interpretar como “declaração de cunho preconceituoso e xenófobo com o povo da Bahia, proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, em sessão do dia 18 de março".

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A luta une proprietários e trabalhadores, pois a nenhuma classe social interessa o retrocesso no convívio.

"Não se trata de piada de mau gosto, mas sim de profundo desrespeito com a Bahia e os baianos, por parte de uma autoridade do Poder Judiciário, que, assim, reforçou o estigma de que baiano é preguiçoso, algo que a história já mostrou ser uma absurda inverdade”, disparou, indignado, o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, baiano de Alagoinhas.

O Sistema Comércio BA também aplaude a célere manifestação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), por meio das redes sociais, expressando sua indignação.

Como disse o governador:

"É xenofobia pura. É estarrecedor ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso contra o povo baiano.”

O ministro admitiu o escorregão e tentou manter o suposto bom humor, ao elogiar o acarajé e pedir para não ser bloqueado de comer a iguaria.

“Eu tenho pela Bahia o maior apreço. (...) A Bahia é terra de Rui Barbosa. A Bahia é terra dos maiores cantores brasileiros”, recuou o ministro.

Santos festejos da Chapada

Depois de ganhar espaço na pesquisa acadêmica, com a apresentação de dissertações de mestrado e uma defesa de tese em andamento, o tema dos “santos festejos da Chapada Diamantina” agora inspira a edição de imagens selecionadas por especialistas. A exposição de olhares diamantinos é de autoria de Marisa Viana e Zé Henrique, reconhecidos pelos detalhes e aspectos distintos realçando os recortes fotográficos acerca das manifestações religiosas. Com curadoria de outro bamba da fotografia, Delmar Araújo, a expo ficará na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, criada para zelar pelas manifestações culturais lençoenses.

POUCAS & BOAS

O primeiro Congresso de Vereadores do Oeste movimenta hoje o auditório do Hotel Solar das Mangueiras, em Barreiras, com a coordenação do economista e consultor para serviços públicos municipais, Maglon Ribeiro. A expectativa é que participem vereadores dos municípios da região, para conhecer ferramentas de gerenciamento dos gabinetes e debater temas como Regimento Interno e Estatuto. O Congresso visa ainda a integração, o intercâmbio de experiências e a capacitação dos profissionais do Legislativo.

Em Senhor do Bonfim começa hoje a 1ª edição da Feira da Mulher Empreendedora, no Calçadão da Rua Juviniano Duarte. Com início às 8h e mais de 40 negócios inscritos, o evento faz parte da programação pelo Mês da Mulher na cidade. A organização é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte, em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura e o Sebrae.

‘Desenvolvimento Sustentável: Avanços e Desafios do Movimento Social na Efetivação das Políticas Públicas no Campo e na Cidade’ é o tema do 9º Encontro da Central Estadual de Associações das Comunidades Tradicionais, da Agricultura Familiar e Campesina da Bahia (Cecaf/BA), aberto na última quarta-feira. O objetivo do evento é fortalecer os empreendimentos dos associados por meio de capacitações técnicas e da ampliação do acesso às políticas públicas. O encontro termina hoje, em Salvador e conta com cerca de 300 delegados de mais de 15 Territórios de Identidade do interior do estado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco