Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com colaboração de Miriam Hermes | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 31 de maio de 2022 às 6:00 h | Autor:

Comida de refugiado tem festival na Ufba

Comida da Venezuela, Peru, Haiti e Síria estará em cardápio este mês no Festival Gastronômico Refúgio dos Sabo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Atividade tem amparo acadêmico da disciplina Eventos Gastronômicos
Atividade tem amparo acadêmico da disciplina Eventos Gastronômicos -

A comida da Venezuela, Peru, Haiti e Síria estará em cardápio este mês no Festival Gastronômico Refúgio dos Sabores, já em preparação pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O trabalho de escolha dos ingredientes e preparo dos pratos será todo entregue a imigrantes e refugiados residentes em Salvador, tendo como ponto máximo o encontro para apreciar as delícias no dia 14 de junho, na Escola de Nutrição.

A atividade tem amparo acadêmico da disciplina Eventos Gastronômicos, a partir da avaliação do desempenho dos estudantes de Gastronomia dispostos a conhecer a cultura alimentar de pessoas de outros países, com objetivo de compartilhar as receitas das iguarias.

O projeto tem a participação do Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados (Namir) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Pastoral do Migrante da Paróquia Ascensão do Senhor, sediada no Centro Administrativo da Bahia.

Embora a estatística de contágio e óbitos da pandemia esteja em queda, a questão da biossegurança será levada em alta conta, como deveriam ocorrer nas atividades presenciais da Universidade Federal da Bahia, por isso o número de convivas será limitado.

Redução do impacto - Para reduzir o impacto desta limitação necessária, os idealizadores do festival estão produzindo um vídeo mostrando a preparação de pratos por parte dos migrantes a ser exibido no dia do encontro.

Já a roda de conversa presencial terá a participação da professora Mariângela Nascimento, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Namir e dos imigrantes venezuelanos José Francisco e Lizette Lozada e Anas All Smman (sírio).

Feira de Sustentabilidade

Começou ontem a Feira de Sustentabilidade 2022 promovida pelo Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). O evento está sendo realizado na Praça de Serviços do edifício-sede do Tribunal baiano, localizado no Centro Administrativo da Bahia, e conta com a exposição de produtos artesanais, cosméticos orgânicos e veganos, óleos vegetais, tônicos, óleos essenciais, terrários e mini jardins, além de alimentos naturais e saudáveis. Vale lembrar, que no dia 6 de junho, às 10h, será realizado o webinário “Agenda 2030 e a economia circular: O papel das baianas de acarajé na reutilização dos seus produtos no contexto da sustentabilidade”, cuja inscrição pode ser feita no site.

Atlas de Rochas da Bahia

Será lançado hoje às 15h, no Museu Geológico da Bahia, o novo Atlas de Rochas Ornamentais do Estado da Bahia no Museu Geológico da Bahia. O evento contará com palestras de dois autores do produto: o geólogo Edgar Iza e a economista Ana Cristina Franco. A iniciativa foi do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), após perceberem a importância do segmento das rochas ornamentais para o setor mineiro, atualizaram o portfólio de rochas. A ideia é evidenciar, por meio do documento, a geodiversidade de tipos oriundos do território baiano, suas propriedades e características tecnológicas.

Contação de histórias negras

Contação de Histórias Negras é o novo projeto de literatura abro-brasileira infanto-juvenil com inscrições abertas (e gratuitas), por meio do endereço https://linkme.bio/literamainfantil/

Os contadores de histórias pretendem atrair um público infanto juvenil, entre 6 e 12 anos de idade, como uma maneira de incentivar a leitura para crianças, por meio de obras com representatividade negra.

A ideia surgiu da experiência da 1° edição da Festa Literária Arte e Identidade realizada em abril de 2021, idealizada por Isabelle Santana, estudante de Jornalismo, após perceber a dificuldade de acesso desse viés literário, pelos alunos da rede pública.

Por meio de um convite público no Instagram oficial do projeto - @liter_ama serão selecionadas oito escolas e duas ONG’s para receber o Circuito de Contação de Histórias Negras nos meses de julho e agosto de 2022, totalizando 10 edições.

Coordenado por Isabelle Santana, o projeto Literama Infantil tem produção pedagógica de Mazé Lúcio, produção executiva de Cris Santana e curadoria de Ana Fátima dos Santos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco