Congresso da Ufba abre com alabês e berimbau
Começa, na próxima quarta-feira o segundo Congresso Virtual da Universidade Federal da Bahia, um dos maiores encontros de pesquisadores pela internet de que se tem notícia.
O reitor João Carlos Salles abre os trabalhos às 10 horas, com a saudação aos pesquisadores e aos cidadãos interessados na produção de conhecimento, em programação de cinco dias, entre 22 e 26 de fevereiro.
Depois, está previsto o toque dos alabês do projeto Rum Alagbê, regidos por Iuri Passos, o berimbau do mestre Nenel e os violoncelos da Orquestra Sinfônica da Ufba, com o maestro José Maurício Brandão, tendo como solistas Vanda Otero e Flávia Albano.
O primeiro dia do congresso terá como destaque, às 10h30, a presença da pensadora e professora da Universidade de São Paulo (USP) Marilena Chauí, ao abordar o tema O exercício e a dignidade do pensamento: o lugar da universidade brasileira.
Primeiro dia – O congresso tem programadas para a tarde deste primeiro dia atividades ao vivo em 27 salas virtuais simultâneas, daí a importância de tomar conhecimento de toda a programação, já divulgada a toda a comunidade.
Além da qualidade esperada para os trabalhos, devido ao desempenho reconhecidamente positivo da Ufba, os números impressionam: são 900 mesas de discussão sobre temas da atualidade, 143 manifestações artísticas e três mil vídeos de estudantes em pesquisa.
A programação já abre o segundo semestre letivo suplementar da Ufba, com a aquisição de carga horária por parte dos discentes, com certificados a todos os inscritos, entre acadêmicos da Bahia, de outros estados brasileiros e do exterior.
Planejamento no turismo
Gestores do turismo têm buscado planejar melhorias na estrutura para atração de visitantes em um futuro cenário de menos incertezas. É como comportam-se as lideranças do município de Esplanada, na Costa dos Coqueiros, que focam a consolidação de segmentos diversos do turismo, como o náutico, o religioso e o ecológico, cada qual com suas características capazes de atrair visitantes. Além da cidade natal do poeta José Carlos Capinam, outro município a mobilizar seus recursos turísticos é Ibicoara, na Chapada Diamantina, famosa pelas cachoeiras do Buracão e da Fumacinha. A ideia é seguir, quando possível, o vitorioso modelo implantado por Mucugê, ao planejar um calendário mensal de eventos capaz de tornar a cidade visitável por todo o ano e não apenas na alta estação.
POUCAS & BOAS
Estudantes de pós-graduação e graduação em geologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) lançaram nessa terça-feira, 16, um vídeo, apresentado por Jau Menezes, explicando como acontecem os terremotos, com foco especial nos abalos sísmicos registrados no estado, notadamente na região do Recôncavo da Bahia. O trabalho é resultado do projeto de extensão “Terremotos na Bahia – Ações de Popularização das Geociências com foco nas comunidades envolvidas”, aprovado no edital Tessituras 2020 da Pró-Reitoria de Extensão (Proext-Ufba). Realizado em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com apoio de professores das duas universidades, o vídeo teve coordenação de Nuno Vieira e participação dos estudantes com foco na disseminação do conhecimento científico acerca dos terremotos.
A partir de hoje a cidade de Itabuna volta a ter transporte coletivo urbano com o início da operação dos 50 veículos do grupo empresarial Atlântico Transportes, que foram vistoriados ontem. A expectativa dos moradores é que os veículos já comecem a operar com ampliação das linhas, com o retorno do serviço depois de 11 meses parado como reflexo da pandemia. As passagens permaneceram em R$ 3,70, mesma tarifa do ano passado, sendo a integração entre linhas uma novidade para os usuários. Cinco pontos do centro da cidade foram escolhidos para que usuários façam o transbordo, desde que seja em até uma hora do momento em que pagar a passagem. Os locais para a integração das linhas são a praça Laura Conceição (Catedral), Beira Rio, Octávio Mangabeira (Camacan), Centro Comercial e Avenida Amélia Amado.