Conselho de Saúde contra ação fascista
Confira a coluna deste sábado

Exterminar divergentes e excluir quem pensa diferente é indício seguro do ideário nazifascista, reconhecido no genocídio de 11 milhões por Hitler e agora, ao vivo e a cores, na ação sionista contra a Palestina.
O pressuposto alcança o comportamento cotidiano, levando entidades civis, como o Conselho Estadual de Saúde a repudiar a expulsão da doutora em saúde pública Maria Inês da Silva Barbosa de uma conferência.
O episódio de viés fascista ocorreu na 15ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em Cuiabá, para debater os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A exclusão alcança dimensão histórica em defesa dos princípios da democracia: a pesquisadora sofreu a restrição porque utilizava linguagem neutra para gêneros.
O uso de pronomes neutros, como todes, em vez de todas e todos, é tida por seus adeptos como uma prática de inclusão e respeito à diversidade de identidades de gênero, portanto, respaldada nos fundamentos de princípios de convívio ora sob ataque no Brasil.
– Levaremos essa pauta para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizada em Brasília– afirmou o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Gêmeos.
Segundo Marcos Gêmeos, “não se pode neutralizar este tipo de conduta autoritária”, por iniciativa do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, filiado ao PL, utilizando-se do eufemismo “liberal” para disfarçar a suástica.
A expulsão da doutora Maria Inês reacendeu o debate visando proteger espaços democráticos de construção coletiva do SUS, identificando na atitude de exclusão o adversário a ser combatido sem trégua.
Batalha de Pagode no Irdeb
O Cineteatro 2 de Julho, na sede do Irdeb, em Salvador, vai receber nos dias 22 e 23 a “Batalha de Pagode Baiano”, evento gratuito que une competição, oficinas e espetáculo para valorizar o gênero musical e seus desdobramentos culturais. Com inscrições abertas até o dia 11, por meio de formulário eletrônico, a iniciativa busca fortalecer laços comunitários e promover a dança como linguagem expressiva, reunindo artistas veteranos e novos talentos. As oficinas serão ministradas por Anderson Cupim, conhecido como “Cupim da Bahia”, e a abertura da programação contará com o espetáculo de dança “Nós por Nós”.
POUCAS & BOAS
No Litoral Norte, a Vila de Baixio, em Esplanada, recebe a partir de hoje a 1ª edição do Troféu Baixio de Orientação, válido pela 2ª etapa do XXIII Campeonato Baiano de Orientação. Reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional, neste esporte o atleta deve percorrer determinada distância em terreno desconhecido, apenas com orientação de uma bússola e um mapa, passando por pontos de controle. A organização do evento é da Associação Desportiva Calangos do Sertão, com diversas parcerias e apoios.
A 1ª Feira Literária ‘Virada da Leitura’ termina hoje na praça Daniela Caetano, em Sobradinho. Aberto ontem, o evento tem foco na cultura negra e na valorização de representatividades locais e regionais. As atividades incluem oficinas, rodas de conversa, mesas literárias, recitais poéticos e um passeio literário fluvial no Vapor do Vinho, que premiará estudantes leitores. A organização é da Associação de Artes Cênicas de Sobradinho, Ponto de Cultura contemplado através de edital pela Fundação Pedro Calmon.
Celebrado hoje em Barreiras, o dia do Evangélico terá programação a partir das 8h na praça Castro Alves, com atendimentos nas áreas da Saúde, Assistência Social e Trabalho. Às 19h terá início na praça Landulfo Alves apresentação de atrações do estilo gospel com cantores de renome nacional como Fernanda Brum, Allef Souza, Marcos Nunes e Gerson Rufino. A expectativa é que além dos evangélicos de Barreiras, também participem da programação moradores de cidades vizinhas.