Conselho tem plano para “eletivas”
Confira a coluna Tempo Presente deste domingo
O direito da cidadania à chamada “cirurgia eletiva” nem sempre reflete na boa prática do atendimento, apesar do esforço verificado na organização de feiras de saúde e mutirões, como uma opção improvisada para reduzir a fila de 79 mil pessoas.
Como não se trata de urgência, a estrutura de atendimento dá prioridade a quem está lutando pela vida, no entanto, o Conselho Estadual de Saúde recomenda planejar melhor a fim de buscar soluções razoáveis.
A proposta é mobilizar recursos a fim de investir e aproveitar de forma permanente a boa estrutura física do prédio onde funcionava o Hospital Espanhol com capacidade instalada, 253 leitos, além de salas de cirurgia.
-O mutirão é uma ação emergencial e precisa ser promovido em paralelo com uma atividade realizada de forma permanente. Parte dos recursos precisam ser investidosem uma estrutura física para realização de cirurgias eletivas durante o ano inteiro”, propõe o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Sampaio.
Para fazer a fila andar, o governo federal destinou mais de R$ 42 milhões para a Bahia, enquanto a Secretaria da Saúde do Estado entrou com R$ 27,7 milhões.
Alcance - O montante permitiu organizar os mutirões, alcançando 381 municípios, no entanto, o investimento pensado por Marcos Sampaio pode ampliar e oferecer mais qualidade nas cirurgias eletivas, além de aumentar o entrosamento das equipes de profissionais de saúde em um endereço certo.
O acesso dos pacientes aos procedimentos relacionados a catarata, varizes, próstata, entre diversos outros, é realizado por meio do cadastro Lista Única, na Central Estadual de Regulação.
Negócios em Ilhéus
O município de Ilhéus foi escolhido para sediar a Rodada de Negócios Origem Brasil com o objetivo de divulgar a oferta de produtos de qualidade genuinamente nacionais, como café, frutas, mel, cereais e bebidas. A mega-reunião vai coincidir com outro evento atrativo, a realização do Festival Chocolat, o maior evento de chocolate e cacau da América Latina, fortalecendo o turismo de negócios no sul do Estado. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), a rodada de negócios será entre os dias 20 e 23 de julho, mas já mobiliza os produtores e compradores.
POUCAS & BOAS
- O 8º Concurso de Quadrilhas Juninas vai animar hoje o Arraiá montado em frente da prefeitura de Sento Sé, no Sertão do São Francisco, a partir das 18h. O evento é tradicional na cidade e importante para o fortalecimento das manifestações culturais ativas no município, ribeirinho do lago de Sobradinho. Com organização da Secretaria de Administração e a Gerência de Cultura, as quadrilhas participam nas categorias tradicional e estilizada.
- Em Porto Seguro o Eco Arraiá movimenta a praça Manoel Ribeiro, antiga praça da Bandeira, até o dia 01 de julho. Sempre com início às 16h, no local são oferecidas oficinas com materiais recicláveis, bem como apresentações de teatro e circo, com a Palhaça Leleca. A iniciativa é da Secretaria municipal de Meio Ambiente e Causa Animal em parceria com a Cia das Ideias - Arte, Cultura e Informações. O evento faz parte da programação dos festejos juninos de Porto Seguro, com shows na Passarela da Cultura e em diversos distritos.
- A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) começará amanhã mais um Curso para Executor em Aviação Agrícola (CEAA), com foco na segurança técnica nas operações em aviação agrícola. As aulas teóricas serão no Centro de Treinamento (CT) em Luís Eduardo Magalhães e as aulas práticas na Aba Manutenção de Aeronaves, em Barreiras. Voltado para técnicos agrícolas, o curso capacita os profissionais que estão diretamente envolvidos na aplicação de produtos através da aviação, atendendo a Instrução Normativa 002/2008, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).