Consenso no axé de Mãe Baratinha
Leia a coluna deste sábado, 6

Uma inusitada, senão inédita, solução de consenso levou duas irmãs a compartilhar a gestão do terreiro do Rusarinho, um dos mais importantes de Cachoeira, por seu perfil inspirador e multiplicador.
Assim, o legado da fundadora, Mãe Baratinha (Galdina Silva Paixão), terá continuidade com o modelo de dupla coordenação, tendo por protagonistas as ialorixás Mãe Biu de Preta (Iansã) e Mãe Neinha de Nanã.
Baratinha fundou o candomblé de ketu Ilê Axé Kayó Alaketu Axé Oxum, instalado em território apropriado pela Igreja Católica, mas os padres tiveram de ceder à ação afirmativa produzida por um coletivo de egbomés, filhas e filhos de santo.
Biu de Preta e Neinha são filhas de Baratinha, cujas histórias de feitos e curas até hoje são lembradas pelos descendentes de quem conviveu com a mãe de santo.
Biu de Preta assume a aliança incomum com Neinha depois do falecimento de outra irmã, a “yalaxé” Preta de Oxaguiã, revelando a força da união das mulheres dedicadas ao culto africano.
Localizado no bairro do Alto do Rosarinho, o terreiro segue com o calendário de obrigações sagradas, agora sob a orientação das duas zeladoras, escolhidas na arte divinatória do Ifá.
“O Rusarinho fica na região de uma igreja construída por negros pela Irmandade dos nagôs, onde fica o cemitério dos africanos”, afirma a jornalista Alzira Costa, seguidora de Baratinha e suas herdeiras.
Ainda segundo a o pesquisa realizada por Alzira Costa, o legado de Mãe Baratinha está relacionado à construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Sagrado Coração do Monte Formoso: a memória local aponta que os frequentadores do terreiro ergueram o templo católico.
“Um país gigante pela própria natureza, que tem 11% da água doce do planeta (...) precisa levar muito a sério a questão nuclear. No futuro, vamos precisar dessa tecnologia também para a defesa nacional”
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, durante ato de posse de novos conselheiros da ANP
Picapau Amarelo em Feira
Nem as mudanças de hábito originadas das novas tecnologias tampouco as inovações e recentes restrições identitárias na literatura; nada parece capaz de reduzir o encanto pelo enredo do Sítio do Picapau Amarelo0. (Monteiro Lobato).
Uma boa oportunidade de testar a validade desta proposição virá no dia 13 de setembro, próximo sábado, às 16h, na Praça da Kalilândia, em Feira de Santana.
O espetáculo Uma Aventura no Sítio do Picapau Amarelo acontecerá dentro do programa Diversão em Cena, desenvolvido em parceria pela Fundação ArcelorMittal e a Belgo Arames.
POUCAS & BOAS
‘Todos pela Alfabetização’ é o tema da campanha que será lançada na próxima segunda-feira, em toda a Bahia, em alusão ao Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nesta data. Em uma reunião realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), ontem à tarde, foram alinhados os últimos detalhes da campanha. Durante o encontro do Comitê Estadual do Programa Bahia Alfabetizada, foram apresentados, também, planos de ação e orientações preparadas para subsidiar os municípios.
A primeira edição do Sarau In.verso ‘A palavra feminina que subverte’ acontece, hoje, a partir das 17h na sede da Companhia de Experimentação e Pesquisa em Arte & Cultura (Cepac) no Centro Histórico de Barreiras. Com a proposta de transformar poesia em história, no evento serão inaugurados o Espaço Lilás e a Biblioteca Comunitária Antônio Galdino, novos espaços de aprendizado e apoio para a comunidade barreirense.
Sob a temática do Desenvolvimento Sustentável e com foco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o 1º Concurso Estudantil de Poemas da Academia Barreirense de Letras (ABL) está com inscrições abertas até 20 de outubro. A iniciativa, organizada por uma comissão de membros da instituição, visa estimular a leitura e a escrita, despertando o prazer pela produção da estética literária entre estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O edital e formulário estão disponíveis no portal da entidade.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.