Curso revela novas mulheres ativistas
Confira coluna Tempo Presente deste sábado

Capacitar mulheres baianas para liderar com mais conhecimento e poder, tanto em seus espaços cotidianos quanto nos de decisão das políticas públicas, é o objetivo do curso de formação política promovido pelo Coletivo de Enfrentamento ao Feminicídio na Bahia e pela Coletiva Mahin Organização de Mulheres Negras.
“Direitos, silêncios e desafios” é o tema do curso no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, das 14 às 17 horas dos dias úteis até o encerramento, dia 14 de novembro.
O trabalho pedagógico tem apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese), admitindo-se boas chances de ganhar uma nova edição, pois não foi possível atender a demanda: de 73 pedidos de inscrição, 35 tiveram o “aceite” da coordenação.
Seguindo o compromisso com o conceito de justiça reparadora ou proporcional, a maioria das matriculadas é de pretas residentes nos bairros de Mata Escura, Cajazeiras, Águas Claras, Santa Cruz, Engenho Velho da Federação e Beiru.
- Queremos propiciar argumentos para ampliar o poder das mulheres em suas comunidades para defenderem as reivindicações das lutas populares a fim de garantir direitos e políticas públicas”, afirmou a médica e psicanalista Maria José Araújo, membra do Coletivo de Enfrentamento ao Feminicídio da Bahia.
O conteúdo do curso aborda pautas do debate social: Democracia e Participação Política, Patriarcado, Desenvolvimento Econômico, Feminismos: Gênero, Raça e Racismo Estrutural, Saúde e Direitos e Violência de Gênero e Legislação.
As facilitadoras para os debates temáticos são Tânia Palma, Letícia Ferreira, Maria Helena Souza, Maria Cecilia Simonetti, Marinalva Barbosa, Francisca Schiavo, Greice Menezes e Maria José Araújo.
“Nós queremos chegar no CEOs do crime organizado. Obviamente que as pessoas, no topo dessa cadeia demoníaca, estão morando, de frente da praia, estão morando em Miami (...) Não em uma comunidade”
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, ao cobrar apoio do governador do Rio a projeto que combate crime
20 anos de PET Filosofia
Começaram as inscrições para o XX Seminário de Graduação do PET Filosofia da Ufba, um dos mais longevos encontros acadêmicos do país. O evento, conhecido como “SemGrad”, será realizado entre 12 e 20 de dezembro, no auditório do Pavilhão Raul Seixas, no campus de São Lázaro, com apresentações presenciais e certificados válidos para extensão e currículo Lattes. Em sua vigésima edição, o seminário reafirma o vigor do pensamento filosófico local e conta com apoio do professor Henrique Antunes, coordenador dos cursos de filosofia, além da participação de estudantes de instituições como Uesc, UCSal, Uneb e UFRB.
POUCAS & BOAS
Na Bahia, segundo o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), por causa da redução das chuvas nas últimas temporadas, bem como ao calor e baixa umidade do ar, a seca está se agravando com variados graus de severidade. Divulgado ontem, o último levantamento mostra que entre agosto e setembro houve avanço da seca moderada no sul, da grave no oeste e da extrema no centro-norte do estado. A expectativa é que este ano as chuvas sejam mais intensas a partir de novembro e dezembro, sob a influência do fenômeno La Niña.
Na região oeste ainda repercute o prêmio conquistado pela jornalista Carla Letícia, de 1º lugar na categoria Produção Nacional sobre Mineração e Sustentabilidade no Território Baiano, com a reportagem ‘A força da pedra: como agrominerais estão transformando solos e lavouras no Nordeste’. Com diversas categorias conquistadas por profissionais do Grupo A TARDE, o prêmio foi promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, em parceria com a Galvani, o Instituto Brasileiro de Mineração e o Sindicato dos Jornalistas da Bahia.
O primeiro ponto de coleta de roupas, calçados e acessórios usados em espaços públicos de Lauro de Freitas está funcionando no Parque Ecológico de Vilas do Atlântico, com previsão de ampliar os pontos para outros ambientes públicos do município. A iniciativa faz parte do projeto Repense Reuse com trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lauro de Freitas (Semma) e a organização Humana Brasil, visando estimular o consumo consciente e a economia circular.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
