Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes e Paulo Leandro

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 26 de abril de 2025 às 4:05 h | Autor:

Curta ancestral atrai "galerinha" da Ilha

Confira a coluna Tempo Presente deste sábado

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Jimu e o Universo Ancestral
Jimu e o Universo Ancestral -

Um tema muito presente nos terreiros de egumguns e seus ritos secretos será reativado no imaginário individual e coletivo dos itaparicanos com a apresentação do curta infantil “Jimu e o Universo Ancestral”.

Curiosa, gulosa e sapeca, como todas as crianças saudáveis, Jimu tem uma jornada marcada pela espiritualidade, ao receber um chamado ancestral para ter acesso aos mistérios.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O lançamento de “Jimu e o Universo Ancestral” está programado para dia 5 de maio, às 15h30min, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. com acesso gratuito enquanto houver cadeira; quem não conseguir chegar, pode assistir na internet.

A criançada, acostumada aos heróis da indústria cultural (Homem-Aranha e afins) terá a oportunidade de ver na telona aspectos compilados de seus cotidianos insulares.

O curta é inspirado no livro Jimú – Memória das Àguas, da escritora e artista visual Aislane Nobre, misturando, já no texto original, a vivência de uma infância encantada pelo acesso a temas restritos a seguidoras do culto.

- Essa é uma obra que nasce do afeto, da memória e da força de uma herança espiritual viva. Quando escrevi Jimú: Memória das Águas, nunca imaginei que um dia veria essa história ganhar vida em forma de animação - afirma Aislane Nobre.

A Mirabolantes Studios, responsável pela produção, teve o cuidado de oferecer comunicação em linguagem brasileira de sinais (libras), autodescrição e legendas.

O chamado chegou para o culto Egungun, do qual era um dos mais ativos o “Fatumbi” Pierre Verger, etnólogo franco-baiano produtor de um tesouro de milhares de registros fotográficos e textos confiáveis sobre práticas do candomblé na Bahia e na África.

Verdadeira história de Pindó

Para reconstituir a verdade dos fatos, as unidades da rede educacional PED recebem até dia 29, terça-feira, a contação de história “Pindorama – antes de se chamar Brasil”. O trabalho é assinado pela “plataforma” artística e interdisciplinar Aldeia Coletivo: os encontros acontecem nos endereços da instituição no Itaigara, na Pituba, no Imbuí, nas Cajazeiras, Lauro de Freitas e até no Buraquinho. Mesmo os bem-dotados de memória podem não lembrar quando a pró deu a primeira aula sobre a suposta descoberta do território brasileiro – na verdade, uma ocupação militar -, teria chamado a área invadida de Pindorama ou Pindó?

POUCAS & BOAS

A comunidade católica de Amargosa celebra hoje a festa da padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, abrindo a programação com Missa às 10h, presidida pelo padre Ângelo. Com o tema ‘Somos Igreja. Testemunhas de Jesus Cristo: Peregrinos de Esperança!’, a festa deste ano terá ainda Missa Solene às 15h30, coordenada pelo bispo diocesano, Dom Juraci Gomes de Oliveira. A tradicional procissão luminosa começa às 17h encerrando os festejos na catedral.

Em Jequié termina hoje o 12º Encontro Baiano e Sergipano dos Estudantes de Enfermagem (EBSeen), aberto na quinta-feira com o tema ‘Da Cidade Sol ao coração do Nordeste, entre tambores e cantos, o chamado ressoa: estudantes de enfermagem, é hora de lutar!’. Organizado pelo Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e pela Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (Eneenf), além dos debates acadêmicos, o evento conta com apresentações culturais.

O projeto ‘Escola contra a Dengue’ chegou ontem na Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, em Itabuna, com mobilização das equipes de educação e saúde da Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Educação. O trabalho de conscientização conta com vídeo aulas e apresentações lúdicas com teatros de fantoches. A proposta é levar a iniciativa para todas as unidades de ensino do município do litoral sul do Estado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco