Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado Saturday, 01 de May de 2021 às 6:01 h | Autor:

Debate virtual celebra 210 anos de imprensa

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Primeira página do Idade D’Ouro | Foto: Reprodução
Primeira página do Idade D’Ouro | Foto: Reprodução -

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), junto com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), anunciou a realização de um debate virtual sobre o nascimento da imprensa para celebrar a passagem dos 210 anos de circulação do número 1 da Idade d’Ouro do Brazil.

O encontro na internet está programado para 15 horas de 14 de maio, data precisa de aniversário do primeiro jornal baiano, criado por Manoel Antônio da Silva Serva, pioneiro da indústria gráfico-editorial da iniciativa privada.

Jornalistas, pesquisadores e jornalistas-pesquisadores confirmaram presença na videoconferência, destacando-se Pablo Magalhães, professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob); Nelson Varón Cadena, diretor de cultura da ABI; e Jorginho Ramos, mediador.

– O Idade d’Ouro do Brazil publicava os atos oficiais, defendia os interesses da monarquia e tinha uma equipe de redatores que era, ao mesmo tempo, os próprios censores do jornal – destaca o jornalista.

Um dos objetos das pesquisas de Paulo Magalhães, o Idade teria sido precursor na distribuição de conteúdos contrários aos interesses da sociedade civil, uma vez ter se posicionado contra os então aspirantes a brasileiros, durante a guerra pela Independência.

Não à toa o jornal deixou de circular em junho de 1823, no mês anterior ao imorredouro Dois de Julho, data na qual os baianos derrotaram definitivamente os portugueses e os expulsaram do Brasil.

Nelson Cadena, por sua vez, vai falar sobre o Diário Constitucional, criado em 1821, com a proposta combativa de formar opinião pública contra o comandante das Armas, brigadeiro Madeira de Melo, chefe das forças de Portugal.

“Converso com eles

[ministros] antes de

tomar qualquer

decisão(...) Paulo

Guedes, na economia,

quase nada falo. Temos

bom relacionamento

porque eu não apito

em economia e ele

não apita em política”

Jair Bolsonaro, presidente da República, durante almoço com empresárias em São Paulo ontem

Curso para leitura de dados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou um trabalho de atualização dos jornalistas sobre análise qualitativa e interpretação dos dados divulgados pela instituição.

Oferecido pela web, o curso ‘O IBGE e suas principais pesquisas – fonte de dados estatísticos’ inscreveu 144 profissionais de imprensa, distribuídos em três turmas. A iniciativa tem o apoio e a parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia.

O curso estreou com a turma do dia 24 de abril e tem prosseguimento hoje, dia 1º de maio, ficando ainda uma terceira leva para o dia 29, enquanto a última desta etapa terá data divulgada oportunamente para o mês de junho.

MP-BA e a preservação

O promotor de justiça Fábio Corrêa assumiu na última quinta-feira uma vaga no Conselho de Coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica para o biênio 2020/2021, em cerimônia virtual. O baiano será o representante titular da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa). O pacto é um movimento cujo objetivo é restaurar 15 milhões de hectares no bioma até o ano de 2050.

POUCAS & BOAS

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) divulgou ontem que está fazendo levantamento sobre para função médicos em Atenção Básica do SUS nas cidades de sua abrangência. A entidade faz parte de um pool de instituições que está reivindicando do Ministério da Saúde a reposição dos profissionais, cujas vagas surgiram com a desarticulação do Programa Mais Médicos.

O espetáculo ‘Minhoquinha tá online’, da Cia Cuca de Teatro, de Feira de Santana, será encenado hoje, em versão adaptada como parte do projeto ‘Maria Minhoca e o Universo da Palhaçaria Feminina’. De classificação livre, tem roteiro e direção de cena de Fernando Souza. Com apoio financeiro da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a programação terá início às 16h, com transmissão pelo canal do YouTube da Cia. Cuca de Teatro.

Em Jequié acontece hoje uma roda de leitura e de conversa sobre tradição oral da Comunidade Quilombola do Barro Preto. O evento será às 14h em área coberta da Escola Municipal Padre Antônio Molina.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco