Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Com Luiz Fernando Lima

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 26 de novembro de 2015 às 0:00 h • Atualizada em 19/11/2021 às 7:07 | Autor:

Delcídio agita Brasília e aduba ataques ao PT

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

O PT está mesmo naquela de se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. No caso da prisão do ex-tesoureiro João Vaccari, se solidarizou. Defendeu a inocência dele até o fim. Apanhou pesado por isso. Ontem, no caso do senador Delcídio do Amaral, lavou as mãos.

Rui Falcão, presidente nacional do partido, disse que o PT não se sentia obrigado a ser solidário. Bateu muito mal.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Delcídio é uma figura querida no Senado pelo jeitão afável, conciliador. A situação dele já era delicada, com a maioria oscilando entre a perplexidade e as lamentações. A manutenção da prisão foi selada quando o PT anunciou sua posição. Deu a justificativa que muitos indecisos queriam.

'Partido covarde' era a expressão que mais se ouvia. Até os aliados do governo acharam ruim. Ou seja, melhor seria ficar calado.

Votos baianos —Embora estejam no time dos que mantêm bom relacionamentos com Delcídio, os três senadores baianos, Lídice da Matta (PSB), Otto Alencar (PSD) e Walter Pinheiro (PT) votaram pela manutenção da decisão do STF.

Sem saída —Otto Alencar diz que o Senado não tinha muitas opções no caso:

- Ficaria muito mal o STF prender e os colegas mandarem soltar no mesmo dia.

Samba do Cunha

Na sessão da Assembleia ontem em homenagem aos 30 anos do axé music, o presidente da Casa, Marcelo Nilo, chamou o deputado Eduardo Salles (PP), protagonista da sessão, várias vezes de Eduardo Cunha.

Os artistas soltavam discretos risinhos.

Quando a ficha caiu, Marcelo Nilo encheu Eduardo Salles com pedidos de desculpa.

Como o plenário estava cheio de compositores, diziam: nascia ali o samba do Cunha.

Discórdia zero

Dom José Rui Gonçalves, bispo de Jequié e celebrante da missa de corpo presente do ex-governador Lomanto Júnior, ontem na Catedral de Santo Antônio, em Jequié, no seu sermão, lembrou a frase de dom Augusto Álvaro da Silva, o Cardeal da Silva, sobre Lomanto para ilustrar a personalidade do morto.

- Entre eu e o governador Lomanto Júnior nunca haverá discórdia.

"Primeiro se acreditou que a esperança venceu o medo. No mensalão, se viu que o cinismo venceu o medo. E, agora, que o escárnio venceu o cinismo. O crime não vencerá a justiça. Criminosos não passarão sobre a Constituição

Cármen Lúcia, ministra do STF e futura presidente na corte, ao dar o voto opinando pela prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

Guerra santa

A vereadora Kátia Rodrigues (PHS) aprovou ontem indicação para que ACM Neto bote no Dique do Tororó uma Bíblia gigante.

Ela disse que a questão nada tem a ver com os orixás, já que o espaço é grande e cabem todos, em lugares distintos.

Méritos da questão à parte, ainda bem que indicação nada vale, já que se pode até indicar e aprovar até o envio de um soteropolitano a Marte, mas ACM Neto já avisou que fará a Praça da Bíblia no Ogunjá.

Troca na Seagri

Paulo Câmera (PDT) deixou a Secretaria da Agricultura. Ontem, já não pisou mais lá e retomou o mandato de deputado estadual.

A Seagri vai ficar com o também deputado estadual Vítor Bonfim (PDT), que tomará posse segunda ou domingo à tarde durante a abertura oficial da Fenagro, a decidir.

A substituição foi graças a problemas de saúde de Câmera. Bira Corôa (PT), suplente da coligação governista, permanece na Assembleia. A ascensão de Vítor foi um arranjo para garantir a vaga dele.

Achincalhe petista

A derrota do prefeito de Camaçari, Ademar Delgado (PT), por 18 a zero na derrubada de vetos anteontem na Câmara, está sendo creditada ao deputado e ex-prefeito Luiz Caetano.

Ou seja, os caetanistas se juntaram aos oposicionistas para achincalhar o prefeito.

Caetano disputa com Ademar a legenda do PT para a eleição do próximo ano.

Dizem lá que Caetano já ganhou a parada. Não precisava tripudiar.

Vetos —Aliás, o projeto em apreço era Plano Municipal de Educação.

Entre os vetos derrubados um criava a Guarda Municipal para tomar conta das escolas, e outros dois atribuíam ao município responsabilidade pelo ensino do 2º grau, obrigação do estado, e superior, obrigação federal. Os três, inconstitucionais.

Desenrolando a serpentina

A 8ª edição do Desenrolando a serpentina, debate organizado pela Sebastiana, a entidade que congrega os oito maiores blocos da zona central do Rio e do bairro de Santa Teresa, vai levar este ano para discutir caminhos que garantam mais segurança para foliões, turistas e moradores carnavalescos de Salvador, Recife, Olinda, São Paulo e Belo Horizonte.

Salvador será representado por Sérgio Bezerra, o empresário que dá o nome ao circuito para bandas de sopro na Barra.

O evento acontece amanhã e sábado no Instituto dos Arquitetos do Brasil.

POUCAS & BOAS

Autor do romance A Tempestade, o professor e psicanalista Emanuel Machado parte para nova incursão literária. Lança amanhã (14h30) no auditório do Centro Odontomédico Henri Dunant novo livro, Você não pode ser o oceano.

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em parceria com a FNHRBS (Federação Nacional de Hotéis, Bares e Restaurantes) e a Câmara do Turismo da Fecomércio, promove amanhã (9h) a mesa-redonda Questões que afetam o desenvolvimento do turismo na Bahia, na Casa do Comércio (9º andar).

A Câmara de Salvador aprovou ontem por unanimidade projeto que concede o título de Cidadão de Salvador ao advogado Maurício Vasconcelos, que é de Brumado. Foi projeto apresentado pelo vereador Waldir Pires, e Maurício disse que ficou 'muito feliz'.

A Associação dos Defensores Públicos da Bahia, em parceria com a Ouvidoria da Defensoria Pública, realiza audiência pública terça (9h) na Assembleia para discutir o acesso à Justiça pela população que não tem dinheiro para pagar advogado.

A Associação Bahiana de Medicina (ABM) realiza amanhã (18h) mais um sarau para médicos e estudantes de medicina. O artista da vez é o médico Dalton Crisóstomo, tocando saxofone.

A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou projeto na Assembleia Legislativa sugerindo a criação do Dia Estadual de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita no 12 de novembro, a mesma data do dia nacional.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco