Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 09 de novembro de 2024 às 1:30 h | Autor:

Deyvid Bacelar e Maria Quitéria

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Deyvid Bacelar
Deyvid Bacelar -

A importância do petróleo e derivados como condição necessária à soberania do Brasil e ao reconhecimento do perfil identitário de seu povo está presente na outorga da Comenda Maria Quitéria, dia 12, terça-feira, 14 horas, na Câmara Municipal de Feira de Santana ao conselheiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros. Deyvid Bacelar.

A homenagem, plena de justificativas pela dedicação de Deyvid Bacelar em defesa do petróleo, partiu dos representantes do povo feirense, ao reconhecerem o empenho e o desempenho do novo comendador.

Toda a sociedade feirense, amigos, familiares de Deyvid Bacelar e profissionais de imprensa estão convidados a multiplicar os bons fluidos de uma cerimônia com esta proposta de aplaudir uma prática virtuosa, portanto formadora de caráter em educação não-formal.

- Esse reconhecimento é fruto da nossa trajetória de luta, construída lado a lado com a classe trabalhadora e com todos e todas que acreditam em um futuro mais justo e igualitário - afirmou o homenageado.

Desde a vitoriosa campanha “O petróleo é nosso”, nos anos 1950 (Getúlio), a cidadania engajada tem lutado para manter as petrolíferas livres dos maus-olhados de multinacionais, mas a luta desigual já permite admitir algumas derrotas provisórias.

A distinção com a comenda Maria Quitéria remete à história de uma mulher de muito valor e coragem, a ponto de disfarçar-se de homem para poder integrar os exércitos populares improvisados mas determinados o suficiente para expulsar os portugueses.

Educação antirracista

Em meio ao Novembro Negro e a seus propósitos antirracistas, hoje, às 16 horas, uma boa pauta está prevista para a Livraria LDM do Shopping Bela Vista, tendo como ponto alto o lançamento do livro infantil Educando Crianças Antirracistas, da escritora e educadora Bárbara Carine, vindo à lume pelo selo Ouro Planeta da editora Planeta. Tida como idealizadora da primeira escola afro-brasileira, professora e autora de obras como ‘Querido estudante negro’ e ‘Como ser um educador antirracista’, Bárbara Carine estreia na literatura infantil com essa obra visando tratar do tema em família ou nas escolas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco