Dia do Asteroide no Museu Geológico
Prestes a completar 50 anos, o espaço dispõe de um dos maiores acervos do Brasil
Hoje é o Dia do Asteroide, razão suficiente para o Museu Geológico da Bahia convidar interessadas e interessados no espaço sideral para uma visita guiada nas exposições do Universo e dos Meteoritos, das 13h às 17h.
O estabelecimento sediado no Corredor da Vitória, mais perto da Graça que do Campo Grande, programou o “Asteroid Day Salvador 2024”, em parceria com a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB).
O “passeio” pelos confins do mundo supralunar tem a parceria do Planetário da Universidade Federal da Bahia, com apoio do museu administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico.
Quem topar fazer o percurso pela galáxia vai entender melhor a “astrofísica dos corpos celestes”, com a definição de três categorias, os asteroides, os cometas e os meteoros.
"O Museu Geológico da Bahia é um equipamento completo. Além de oferecer conhecimento e desenvolver projetos na área científica, educacional e sociocultural, é um ótimo espaço para vivências científicas"
O Dia do Asteroide, segundo o gestor público, é uma boa oportunidade para todas e todos conhecerem as riquezas do acervo do museu, com a consequente ampliação dos horizontes mentais de visitadoras e visitadores.
Prestes a completar o primeiro cinquentenário, o Museu Geológico da Bahia dispõe de um dos maiores acervos do Brasil, na área de geociências, com mais de 20 mil peças disponíveis ao público. Entre os destaques, está o maior meteorito em massa recuperada do Brasil, o famoso “Bendegó”.
Páscoa dos militares
Começaram os preparativos para a “Páscoa dos Militares”, organizada por adeptos do candomblé, apesar da referência a uma das Datas Magnas dos católicos, em sincretismo programado para as instalações da Aeronáutica, no mês de julho, em data a ser ainda definida. O encontro religioso conta com a dedicação de Mãe Antoniêta d’Osum, elo entre as Forças Armadas e as roças dos encantados do Ilê Asé Odo Omin (“casa com a força das águas dos rios”), localizada no quilombo Quingoma, Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Embora a Páscoa já tenha ocorrido faz tempo, esta será mesmo a denominação do inusitado rito.
“O Estado tem de garantir ao filho mais humilde da empregada doméstica o direito de estudar na mesma universidade do filho da patroa. Não quero tirar nada de ninguém. Quero apenas igualdade”
POUCAS & BOAS
- A ‘Rota dos Encantos Tupinambá’, na Costa dos Coqueiros, terá hoje mais um atrativo com a realização da edição mensal da Feira da Mata, a partir das 9h. Ao congregar agricultores, artesãos e artistas, o evento se consolida para além do comércio, também como espaço de cultura de Massarandupió, em Entre Rios. Na programação estão previstas manifestações culturais indígenas, diálogos literários e apresentações musicais, com realização do Instituto Eco da Mata e apoio financeiro através da Lei Paulo Gustavo.
- Os 146 anos de emancipação política de Juazeiro começam a ser comemorados amanhã com o Festival da Lei Paulo Gustavo, no Centro de Cultura João Gilberto. A programação, que prossegue até o dia 15 de julho, vai reunir os 194 projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) no município. O festival integra diversas linguagens artísticas como exposições de artes visuais, exibições de videoclipes e filmes em curta e média-metragem, além de apresentações de dança, música, teatro e literatura.
- Em Porto Seguro os 133 anos de emancipação política, comemorados neste domingo, serão festejados com diversos eventos. No bairro Baianão, a programação de aniversário começa hoje, às 20h, com atrações como Gerô Lima e 99 no Beat. O evento agita a praça da Família com sete atrações até amanhã. Hoje à noite acontece também a 1ª edição da Batalha de Rima da Orla, na Rotatória 2. O município termina o mês depois de uma série de atividades artísticas e culturais voltadas para os festejos juninos.