Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 30 de junho de 2024 às 6:00 h | Autor:

Dia do Asteroide no Museu Geológico

Prestes a completar 50 anos, o espaço dispõe de um dos maiores acervos do Brasil

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Com acervo que reúne mais de 20 mil peças, Museu Geológico da Bahia (MGB) passou por uma grande reforma
Com acervo que reúne mais de 20 mil peças, Museu Geológico da Bahia (MGB) passou por uma grande reforma -

Hoje é o Dia do Asteroide, razão suficiente para o Museu Geológico da Bahia convidar interessadas e interessados no espaço sideral para uma visita guiada nas exposições do Universo e dos Meteoritos, das 13h às 17h.

O estabelecimento sediado no Corredor da Vitória, mais perto da Graça que do Campo Grande, programou o “Asteroid Day Salvador 2024”, em parceria com a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB).

O “passeio” pelos confins do mundo supralunar tem a parceria do Planetário da Universidade Federal da Bahia, com apoio do museu administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

Quem topar fazer o percurso pela galáxia vai entender melhor a “astrofísica dos corpos celestes”, com a definição de três categorias, os asteroides, os cometas e os meteoros.

"O Museu Geológico da Bahia é um equipamento completo. Além de oferecer conhecimento e desenvolver projetos na área científica, educacional e sociocultural, é um ótimo espaço para vivências científicas"

Angelo Almeida - Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico

O Dia do Asteroide, segundo o gestor público, é uma boa oportunidade para todas e todos conhecerem as riquezas do acervo do museu, com a consequente ampliação dos horizontes mentais de visitadoras e visitadores.

Prestes a completar o primeiro cinquentenário, o Museu Geológico da Bahia dispõe de um dos maiores acervos do Brasil, na área de geociências, com mais de 20 mil peças disponíveis ao público. Entre os destaques, está o maior meteorito em massa recuperada do Brasil, o famoso “Bendegó”.

Meteorito de Bendegó foi encontrado em 1784 no sertão onde hoje está a cidade de Monte Santo
Meteorito de Bendegó foi encontrado em 1784 no sertão onde hoje está a cidade de Monte Santo | Foto: Divulgação

Páscoa dos militares

Começaram os preparativos para a “Páscoa dos Militares”, organizada por adeptos do candomblé, apesar da referência a uma das Datas Magnas dos católicos, em sincretismo programado para as instalações da Aeronáutica, no mês de julho, em data a ser ainda definida. O encontro religioso conta com a dedicação de Mãe Antoniêta d’Osum, elo entre as Forças Armadas e as roças dos encantados do Ilê Asé Odo Omin (“casa com a força das águas dos rios”), localizada no quilombo Quingoma, Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Embora a Páscoa já tenha ocorrido faz tempo, esta será mesmo a denominação do inusitado rito.

“O Estado tem de garantir ao filho mais humilde da empregada doméstica o direito de estudar na mesma universidade do filho da patroa. Não quero tirar nada de ninguém. Quero apenas igualdade”

Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente da República

POUCAS & BOAS

- A ‘Rota dos Encantos Tupinambá’, na Costa dos Coqueiros, terá hoje mais um atrativo com a realização da edição mensal da Feira da Mata, a partir das 9h. Ao congregar agricultores, artesãos e artistas, o evento se consolida para além do comércio, também como espaço de cultura de Massarandupió, em Entre Rios. Na programação estão previstas manifestações culturais indígenas, diálogos literários e apresentações musicais, com realização do Instituto Eco da Mata e apoio financeiro através da Lei Paulo Gustavo.

- Os 146 anos de emancipação política de Juazeiro começam a ser comemorados amanhã com o Festival da Lei Paulo Gustavo, no Centro de Cultura João Gilberto. A programação, que prossegue até o dia 15 de julho, vai reunir os 194 projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) no município. O festival integra diversas linguagens artísticas como exposições de artes visuais, exibições de videoclipes e filmes em curta e média-metragem, além de apresentações de dança, música, teatro e literatura.

- Em Porto Seguro os 133 anos de emancipação política, comemorados neste domingo, serão festejados com diversos eventos. No bairro Baianão, a programação de aniversário começa hoje, às 20h, com atrações como Gerô Lima e 99 no Beat. O evento agita a praça da Família com sete atrações até amanhã. Hoje à noite acontece também a 1ª edição da Batalha de Rima da Orla, na Rotatória 2. O município termina o mês depois de uma série de atividades artísticas e culturais voltadas para os festejos juninos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco