Diagnóstico precoce reduz com pandemia
O Dia Mundial de Combate ao Câncer chama a atenção, hoje, para a busca precoce de diagnóstico como forma de aumentar as chances de cura dos portadores da doença.
Com a pandemia, as pessoas precisaram diminuir a presença nos consultórios além de os médicos especialistas terem de bloquear horários na agenda, em razão da necessidade de distanciamento.
O câncer de intestino mantém-se atualmente entre os três tipos mais frequentes no Brasil.
A coloproctologista do Serviço Estadual de Oncologia (Cican), Glicia Abreu, reforça, no entanto, que o câncer do intestino é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está atrasando a realização desses exames de rastreamento, contribuindo para o aumento da taxa de câncer de intestino nos próximos anos e, consequentemente, das taxas de mortalidade relacionada a esse tumor.
Sintomas de alarme - Mudança no ritmo intestinal, com diarreia ou prisão de ventre, sangue nas fezes, dor abdominal e súbita perda de peso são sintomas de alarme.
- Por isso, a importância de consultas periódicas ao médico para que, em caso de diagnóstico positivo, haja tempo suficiente para o tratamento efetivo, afirmou Glicia Abreu.
A pandemia está atrasando a realização desses exames de rastreamento, contribuindo para o aumento da taxa de câncer de intestino nos próximos anos e, consequentemente, das taxas de mortalidade relacionada a esse tumor”, alerta a médica.
Não podemos esquecer como perdemos tempo discutindo um assunto injustificável. Faz um ano e meio que a ciência comprovou que o “kit covid” não seria útil. Ficaram insistindo com tratamentos sem sentido
Mais cuidados com a FCA
O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, enviou ofício ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, com o objetivo de tratar de suposto furto de trilhos na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), importante meio de escoamento de minérios extraídos na Bahia. Na interpretação do presidente da CBPM, as circunstâncias nas quais o furto ocorreu sinalizam o declínio no cuidado com o funcionamento da ferrovia, como uma mostra da pouca eficiência, representando prejuízos à infraestrutura ferroviária do estado.
- A CBPM vem informando aos órgãos de controle todas estas irregularidades identificadas", escreveu Tramm no documento oficial .
POUCAS & BOAS
Termina hoje em Barreiras o ciclo de eventos destinados aos profissionais da rede municipal de ensino, em preparação para o início do ano letivo previsto para a próxima segunda-feira. Para evitar aglomerações, o público alvo estimado em cerca de 1.300 pessoas, foi dividido em grupos de acordo com a atuação. Apenas as palestras gerais, que foram dirigidas a todos, tiveram formato virtual. Uma das novidades foi o trabalho especial com motoristas e monitores que receberam orientações sobre o novo Regulamento do Transporte Escolar Municipal, com foco nos cuidados de prevenção à Covid-19.
Para debater assuntos comuns A Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) tem um encontro hoje, na sede da entidade, em Itabuna, para debater assuntos comuns aos gestores das cidades filiadas. A primeira reunião da instituição neste ano será coordenada pelo presidente da entidade e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, tendo como um dos focos principais o atual cenário da Covid-19 e ações conjuntas de enfrentamento. Também serão tratados temas relativos ao reajuste do piso do magistério, retorno das aulas presenciais e formação da Defesa Civil no municípios.
Em Mata de São João termina hoje a segunda edição do Festival de Jazz no Castelo, com apresentação da cantora norte-americana Michaela Harrison. Com organização da Fundação Garcia D’ávila, o evento, aberto dia 12 de janeiro, contou com apresentações semanais de artistas conhecidos pelo estilo musical.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
