Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022 às 6:05 h | Autor:

Diagnóstico precoce reduz com pandemia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

O Dia Mundial de Combate ao Câncer chama a atenção, hoje, para a busca precoce de diagnóstico como forma de aumentar as chances de cura dos portadores da doença.

Com a pandemia, as pessoas precisaram diminuir a presença nos consultórios além de os médicos especialistas terem de bloquear horários na agenda, em razão da necessidade de distanciamento.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O câncer de intestino mantém-se atualmente entre os três tipos mais frequentes no Brasil.

A coloproctologista do Serviço Estadual de Oncologia (Cican), Glicia Abreu, reforça, no entanto, que o câncer do intestino é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está atrasando a realização desses exames de rastreamento, contribuindo para o aumento da taxa de câncer de intestino nos próximos anos e, consequentemente, das taxas de mortalidade relacionada a esse tumor.

Sintomas de alarme - Mudança no ritmo intestinal, com diarreia ou prisão de ventre, sangue nas fezes, dor abdominal e súbita perda de peso são sintomas de alarme.

- Por isso, a importância de consultas periódicas ao médico para que, em caso de diagnóstico positivo, haja tempo suficiente para o tratamento efetivo, afirmou Glicia Abreu.

A pandemia está atrasando a realização desses exames de rastreamento, contribuindo para o aumento da taxa de câncer de intestino nos próximos anos e, consequentemente, das taxas de mortalidade relacionada a esse tumor”, alerta a médica.

Não podemos esquecer como perdemos tempo discutindo um assunto injustificável. Faz um ano e meio que a ciência comprovou que o “kit covid” não seria útil. Ficaram insistindo com tratamentos sem sentido
Carlos Carvalho, professor de pneumologia da USP, em entrevista concedida ao Estado de São Paulo

Mais cuidados com a FCA

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, enviou ofício ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, com o objetivo de tratar de suposto furto de trilhos na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), importante meio de escoamento de minérios extraídos na Bahia. Na interpretação do presidente da CBPM, as circunstâncias nas quais o furto ocorreu sinalizam o declínio no cuidado com o funcionamento da ferrovia, como uma mostra da pouca eficiência, representando prejuízos à infraestrutura ferroviária do estado.

- A CBPM vem informando aos órgãos de controle todas estas irregularidades identificadas", escreveu Tramm no documento oficial .

POUCAS & BOAS

Termina hoje em Barreiras o ciclo de eventos destinados aos profissionais da rede municipal de ensino, em preparação para o início do ano letivo previsto para a próxima segunda-feira. Para evitar aglomerações, o público alvo estimado em cerca de 1.300 pessoas, foi dividido em grupos de acordo com a atuação. Apenas as palestras gerais, que foram dirigidas a todos, tiveram formato virtual. Uma das novidades foi o trabalho especial com motoristas e monitores que receberam orientações sobre o novo Regulamento do Transporte Escolar Municipal, com foco nos cuidados de prevenção à Covid-19.

Para debater assuntos comuns A Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) tem um encontro hoje, na sede da entidade, em Itabuna, para debater assuntos comuns aos gestores das cidades filiadas. A primeira reunião da instituição neste ano será coordenada pelo presidente da entidade e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, tendo como um dos focos principais o atual cenário da Covid-19 e ações conjuntas de enfrentamento. Também serão tratados temas relativos ao reajuste do piso do magistério, retorno das aulas presenciais e formação da Defesa Civil no municípios.

Em Mata de São João termina hoje a segunda edição do Festival de Jazz no Castelo, com apresentação da cantora norte-americana Michaela Harrison. Com organização da Fundação Garcia D’ávila, o evento, aberto dia 12 de janeiro, contou com apresentações semanais de artistas conhecidos pelo estilo musical.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco