Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 16 de março de 2022 às 6:04 h | Autor:

Dinos baianos chegam ao interior de Minas

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Equipe de paleoartistas dão seguimento à pesquisa e criação de esculturas de animais extintos
Equipe de paleoartistas dão seguimento à pesquisa e criação de esculturas de animais extintos -

O município de Itaúna, em Minas Gerais, é o mais novo ponto de parada da equipe de paleoartistas baianos, dando seguimento à pesquisa e criação de esculturas de animais extintos há mais de 65 milhões de anos.

Depois da montagem de duas peças representando dinossauros, em um parque temático frequentado pelos itaunenses, os profissionais retornam hoje à sede da oficina de criação, no município de Santa Inês, em um momento decisivo no qual vão escolher entre permanecer na atual estrutura ou buscar um local mais apropriado para atender ao aumento na demanda de encomendas.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Uma delas, a ser produzida para um museu em Marília, São Paulo, terá de ser enviada em duas partes para ser montada no local de visitação, devido ao tamanho, pois passa dos 12 metros de largura, tamanho aproximado do titanossauro, conforme projetam os paleontólogos, em um exercício de maior probabilidade.

-Estamos em fase de mudança para outra cidade provavelmente, pois o espaço onde estamos não dá mais para ficar, a estrutura não está legal, precisamos construir uma nova oficina", afirma o gestor da equipe Criando Dinossauros, Anilson Borges.

O desafio, agora, é atender à prefeitura de Marília, enquanto resolvem a questão de equipamentos. O projeto interessa aos paleoartistas porque pela primeira vez, vão produzir representações dos animais na mesma região onde seus fósseis foram encontrados.

O diálogo entre a ciência e a arte vem estimulando os criadores de dinossauros, devido à troca entre as informações confiáveis do conhecimento verificado pelos pesquisadores e o formato capaz de ajudá-los a construir novas teorias sobre os bichos do passado remoto.

Kiev não demonstra uma atitude séria para encontrar soluções mutuamente aceitáveis
Vladimir Putin, presidente da Rússia
Ninguém, a pretexto nenhum, pode colocar a faca no meu pescoço e dizer que eu abra mão deste mandato
Rui Costa, governador da Bahia

Soja e pecuária em alta

A produção de soja no Oeste baiano e a pecuária participaram do resultado recorde conquistado em fevereiro pelos negócios agrícolas, com exportações no valor de US$ 10,51 bilhões, representando um crescimento superior a 65%. Para se ter uma ideia da dimensão do êxito obtido pelos empreendedores, o maior número anteriormente obtido como referência foi o de 2019, com o montante de US$ 6,8 bilhões. Os analistas econômicos atribuem o crescimento nas margens de exportações ao aumento dos preços médios dos produtos, chegando a 24%, além da elevação de 33% na quantidade de gêneros alimentícios enviada para o exterior. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

POUCAS & BOAS

O Encontro de Mulheres Empreendedoras do Oeste da Bahia foi realizado ontem no auditório da prefeitura de São Desidério, com palestra da consultora do Sebrae, Gardênia Cunha. Organizado pela equipe da Sala do Empreendedor da Secretaria de Agricultura local, o evento reuniu mulheres de diversas áreas de atuação da zona urbana e rural.

Em Juazeiro terminou ontem o Circuito Agro Banco do Brasil, aberto segunda-feira, com rodada de negócios e palestras sobre as novas tendências para atividades da zona rural. A cidade foi a primeira na Bahia a receber a programação, que deverá visitar outras regiões do estado e do Brasil até dezembro deste ano, com três carretas adaptadas, estimando percorrer mais de 60 mil km.

Cerca de 500 profissionais da Atenção Primária à Saúde de Itabuna participam de uma capacitação sobre saúde mental em situação de emergência e desastres. Através de encontros virtuais os profissionais recebem orientação de como lidar com pessoas traumatizadas pelas enchentes ocorridas no final de 2021. A iniciativa é da Organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Em Barreiras será sepultado hoje o corpo do radialista Everaldo Jorge Soares de Jesus, 72 anos, que faleceu ontem de uma parada cardíaca causando comoção na comunidade regional. Com mais de 50 anos dedicados à comunicação, ele, que começou na Rádio Excelsior, em Salvador, teve grande participação em emissoras locais como gerente, bem como na atuação em programas esportivos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco