Direitos de quem vive nas ruas em teledebate
Os direitos sociais para a população em situação de rua voltam a ser debatidos hoje, em seminário virtual promovido pela Defensoria Pública do Estado, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa População em Situação de Rua, Cidadania e Direitos Humanos, mais conhecido por Ge Pop Rua.
O encontro em ambiente digital será realizado via Plataforma Google Meet, a partir das 14 horas, com o objetivo de produzir reflexões e um balanço sobre o atual contexto de enfrentamento de dificuldades e luta por direitos, entre os quais, a memória, por sua importância na busca das verdades sobre a situação das pessoas em situação de rua.
O webinário será mediado por Hugo Dantas, assistente social e membro do Coletivo Antirracista Maria Lúcia Pereira e apoiador do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), contando com a participação de Sueli Oliveira, presidente nacional do MNPR, ao falar sobre “a luta histórica por representatividade da população de rua”.
- Memória e ancestralidade também se relacionam com as identidades individuais e coletivas dessas populações, disse Sueli Oliveira.
Para a líder do Movimento Nacional da População de Rua da Bahia, é importante questionar o modelo de desenvolvimento e a exclusão de pessoas capacitadas ao mercado formal, a ponto de grande parte delas exercitar-se na coleta diária de latas, papelões e objetos descartáveis, contribuindo decisivamente para a limpeza urbana, embora desconhecidas e anônimas.
Também está confirmada a participação de Robson dos Santos, profissional especializado em redução de danos, com o tema “Memória da Trajetória de Rua” e do professor Eduardo Santana, doutor pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), ao pesquisar o tema “Racismo, Ancestralidade e a Situação de Rua”.
Sou obrigado a tomar dois Lexotan na veia por dia para não levar o presidente [Bolsonaro] a tomar uma atitude mais drástica em relação às atitudes que são tomadas por esse STF que está aí
Representar, pela primeira vez, animais pré-históricos na mesma região onde seus fósseis foram encontrados é o novo desafio da equipe de paleoartistas baianos Criando Dinossauros, desta vez construindo um abelissauro, de 4 metros de altura, e um “pescoçudo”, como se pode apelidar, provisoriamente, o titanossauro, 12 metros de largura. As esculturas seguirão para Marília, São Paulo, onde o objetivo é reabrir o museu local com o titanossauro dando as boas vindas aos visitantes na entrada do estabelecimento.
– Geralmente não é fácil confeccionar uma escultura para um museu, pois na maioria das vezes não há informações suficientes do material que foi escavado e descrito, explicou Anilson Borges, líder dos paleoartistas baianos, sediados em Santa Inês.
Prêmio CBPM de Mineração
A CBPM promove sexta-feira às 10h a cerimônia de entrega do Prêmio CBPM de Mineração. Este ano, a Yamana Gold foi a grande vencedora da terceira edição do prêmio. O evento, que contará ainda com a presença de representantes da área de Meio Ambiente e Comunidade, da Mineração Caraíba e de participantes do Projeto Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura, acontece no auditório da Companhia, no CAB e será transmitido pelo canal do YouTube da CBPM.
POUCAS & BOAS
Inclusão, equidade e qualidade são os focos da Conferência da Educação que acontece hoje em Mata de São João, em encontro na Casa da Cultura, a partir das 8h, com apresentação cultural e palestra magna. As decisões do evento contribuirão para as conferências estadual e nacional de Educação.
Em Utinga começa às 16h de hoje o curso gratuito A base para o sucesso na pecuária leiteira. A iniciativa é da prefeitura local em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e o Sebrae/Bahia. A programação que visa capacitar os produtores, prossegue até amanhã.
O ‘6º Encontro sobre Violência Intrafamiliar: uma violação dos direitos’ termina hoje com acesso gratuito e 100% online. Aberto dia 13, o evento é organizado pelo grupo de pesquisa Violência, Saúde e Cultura da Paz (GPvio) da Uesb, campus de Jequié e reúne professores, discentes e pesquisadores das áreas da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e especialistas na temática.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
