Docentes visitantes na Jornada Agroecológica
Confira a coluna Tempo Presente
A organização “Teia do Povo”, formada por uma articulação de comunidades, territórios, povos e organizações políticas, rurais e urbanas, promove entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, pela primeira vez em Salvador, a VII Jornada de Agroecologia da Bahia, no Parque de Exposições.
O encontro conta com a participação de um mestre e duas mestras contratados na modalidade Professor Visitante em edital lançado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O edital integra o Programa Saberes Tradicionais, visando aprimorar a articulação entre a Ufba, as comunidades, territórios e demais setores da sociedade.
A jornada e a presença do mestre e das mestras é a pauta divulgada em ambiente digital por Penildon Silva, vice-reitor da Ufba, tendo participado ativamente do projeto de lançamento do edital.
- Em reconhecimento à importância dos saberes tradicionais, a Pró-Reitoria de Extensão da Ufba lançou o edital” informou Penildon Silva.
O edital é parte do Programa de Saberes Tradicionais e visa aprimorar a articulação entre a Ufba, as comunidades, territórios e demais setores da sociedade através da contratação de mestras e mestres da cultura popular.
De acordo com o conteúdo divulgado por Penildon Silva, Joelson Ferreira de Oliveira é liderança do Assentamento Terra Vista, no município de Arataca, e professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos.
Já Antônia Braz Santana, mestre Japira, é pajé, alta hierarquia da aldeia Novos Guerreiros, tornando-se professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Notório Saber em Educação – Conhecimento e Inclusão Social.
Apoio do Namir pós-Trump
O impacto das ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, já repercute mundialmente, destacando-se a deportação em massa de imigrantes, alcançando a Bahia, onde o Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (Namir) da Ufba vem se firmando. A coordenadora do Namir, professora titular da Ufba, Mariângela Nascimento, presta solidariedade aos imigrantes, levando em conta o perfil internacional da luta pelo cumprimento da legislação referendada pela ONU. Na avaliação da docente, os migrantes estão participando de encontros para conhecerem os seus direitos, recebendo orientações para enfrentarem essa situação de violação dos direitos humanos.