Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 16 de junho de 2023 às 0:00 h | Autor:

Efeito semente frutifica justiça

Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira
Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira -

A exibição do vídeo ‘Efeito Semente’ é um dos principais destaques da exposição comemorativa dos 50 anos da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), aberta ao público até o dia 22, com entrada gratuita.

A proposta é a de revisitar momentos marcantes da trajetória da instituição corajosamente fundada em 1973, na vigência do Ato Institucional número 5 (AI5).

Com roteiro assinado por Carolina Gomes e direção de Kau Rocha, ambos jornalistas, o vídeo está disponível também no canal do Youtube da Cese para quem quiser acessar a memória de enfrentamento à ditadura militar de 1964 a 1985.

Quando o País estava sob tensão de sequestros, torturas e mortes, com a captura de inocentes em veraneios, a Cese acolhia em sua sede encontros proibidos pela Lei de Segurança Nacional.

Mais recentemente, em outro cenário adverso para o processo civilizatório, nos anos seguidos à deposição da presidenta Dilma Rousseff, alinhou-se firmemente a Cese ao lado do povo e da democracia, saindo vitoriosa a resistência.

A exposição, inaugurada ontem, está aberta ao público na Arquidiocese de São Salvador, dando sequência às comemorações pelos primeiros 50 anos da Cese.

Estão reunidas fotos, vídeos e objetos, como vestígios ou pegadas da trilha voltada para os princípios de cidadania, com especial cuidado ao defender os “crucificados contemporâneos”, as pessoas em situação de sofrimento devido à exclusão.

A curadoria da exposição “Memória de uma caminhada em defesa dos direitos humanos” é do ator, diretor, músico, artista visual e diretor de produção Fernando Marinho, ao aceitar a missão de selecionar aspectos de uma trajetória de cinco décadas de atividade da Cese.

Exército busca capelães

Um soldo de R$ 7.315,00 mais a oportunidade de compor o quadro de pessoal da Escola de Formação Complementar do Exército a fim de trabalhar com atividade religiosa pode interessar a padres católicos romanos e pastores.

O edital ESFCEX Capelães já foi publicado e as inscrições vão até dia 2 de agosto, mediante o pagamento de taxa de R$ 150,00, conforme informações disponíveis no endereço www.esfcex.eb.mil.br.

São duas vagas para padre e uma de pastor evangélico, alcançando os concursados o posto de aspirante, no ato da matrícula no curso de formação de oficiais.

POUCAS & BOAS

- Com mais de seis décadas, a tradicional Lavagem que homenageia o padroeiro Santo Antônio de Barra do Jacuípe, em Camaçari, movimenta hoje a localidade a partir das 10h, com procissão religiosa. São esperadas mais de 50 baianas, bem como os grupos Alaketu e Beira de Rua, e os capoeiristas do Zambiacongo. A concentração é na entrada principal do distrito, seguindo até o largo da Igreja matriz. A parte profana do festejo será na praça do Seu Lizu, com atrações musicais hoje e amanhã.

- A Vila Santo Antônio D’Alagoinha será aberta hoje com shows a partir das 19h na praça da Bandeira, em frente do Mercado do Artesão. Com atrativos focados nas famílias que tem filhos pequenos, idosos e saudosistas que amam o forró tradicional, a vila faz parte da programação municipal dos festejos juninos. Com mais de 20 atrações musicais, o evento terá cinco dias, com encerramento na terça-feira. Amanhã a festa começa às 13h e contará com nove bandas.

- Em Juazeiro o advogado e poeta Sérgio Murilo recebe hoje o título de Cidadão Juazeirense, concedido pelo Poder Legislativo local. Natural de Salgueiro (PE), chegou na cidade baiana para estudar e nunca mais saiu. Formado em Letras pela Universidade de Pernambuco (Upe), cursou Direito na Faculdade de Petrolina (Facape). Com trabalho reconhecido como profissional também junto da Associação das Advogados dos Trabalhadores Rurais (AATR), tem vida profícua como compositor, com canções gravadas por diversos artistas, a exemplo de Adelmário Coelho.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco