Encontro na Ufba destaca candomblé
Evento é uma celebração especial relacionada à afrobaianidade
Coincidiu com a despedida da visita a Salvador do rei de Ifé, Adéyeye Ènìtán, majestade do povo iorubá, na Nigéria, a realização de um encontro, hoje às 14 horas, na reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para uma celebração especial relacionada à afrobaianidade.
Trata-se do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituído pelo governo federal, de acordo com a recente Lei 14.519/2023.
A passagem do nobre pela capital baiana, para outorga de título de reconhecimento ao quilombo Quingoma, aumentou a importância do cuidado de entidades da sociedade civil em unir forças, dada a influência dos costumes iorubá nas manifestações culturais de Salvador.
Na tarde de ontem o rei de Ifé já se encontrava em Brasília, mas já garantiram presença no encontro representantes do Instituto Reparação e do recém-criado Conselho Interreligioso da Bahia.
O coordenador do Instituto Reparação, Ailton Ferreira, destacou a relevância da organização das entidades da sociedade civil, alinhando a produção de conhecimento com as demandas por justiça reparadora, a fim de reduzir a intolerância e aumentar a admiração entre adeptos de religiões distintas.
Embora relacionado diretamente às nações do candomblé, o encontro tem perfil ecumênico, tendo sido convidados católicos, espíritas, pentecostais, hare khrisna, agnósticos, islâmicos, bahá’i e anglicanos.
Na linha de frente para mobilização de recursos para um encontro de vibração positiva, estão a Ìyá Márica d’Ògún, padre Lázaro Muniz, pai Raimundo de Xangô, ogan Elias de Oxalá, ogan Ailton Ferreira e pastora Camila Oliver.
“A taxa de juros de vocês é realmente chocante (...) A pergunta é onde estaria se tivesse uma política monetária mais razoável. Eu diria que estaria num crescimento econômico muito maior”
joseph stiglitz,economista vencedor do Prêmio Nobel, em seminário promovido pelo BNDES, pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e Fiesp, sobre as taxas de juros praticadas no Brasil
Nossa Travessia
O projeto Nossa Travessia entrega hoje a 50 dos 267 inscritos certificado de participação, no auditório do Espaço Crescer, pertencente à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), órgão responsável pelo acolhimento. Entre os agraciados com o documento em honra ao mérito de superarem as adversidades, estão internos da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) em Salvador e Simões Filho. O objetivo é viabilizar um novo alento para jovens de 18 a 29 anos em situação de risco social e econômico na busca por uma carreira profissional a fim de integrar o banco de talentos da organização Pontos Diversos, parceira da Setre.
POUCAS & BOAS
‘Uso dos índices de risco para avaliar radiometricamente o entorno de uma antiga mina de urânio’ é o tema de hoje de mais uma edição dos Colóquios do Departamento de Física da Uefs. Com início ás 14h, o encontro terá palestra com o doutor em Engenharia Nuclear pela UFRJ, José Marques Lopes, professor adjunto da Ufba, do Instituto de Física da Terra e Meio Ambiente, e professor permanente e exclusivo do Programa de Pós-graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente.
A programação do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé vai movimentar hoje, a partir das 8h30, o estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana. A organização é do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Gestão, Avaliação e História da Enfermagem da Uefs, em parceria com o Conselho de Igualdade Racial e o Encontro das N'Danjis do Axé. Com palestras sobre intolerância religiosa, posição social das religiões de matrizes afrodescendentes, iniciação da criança, adolescente e do idoso na religião de matriz africana e atuação sacerdotal no combate ao feminicídio o evento terá ainda homenagem a iabás.
O projeto ‘Transparência Sudoeste’, lançado pelo grupo de Pesquisa em Educação Fiscal da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia vai pesquisar durante todo o ano de 2023, a aplicação de recursos públicos em 77 municípios da região. Com a participação de 25 estudantes do curso de Ciências Contábeis, a análise será feita considerando 100 critérios pré-estabelecidos, através do Portal da Transparência de cada prefeitura.