Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação

ACERVO DA COLUNA
Publicado Sunday, 02 de February de 2020 às 12:49 h • Atualizada em 21/01/2021 às 0:00 | Autor:

Encontro vai debater fertilizantes e insumos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

O fornecimento de insumos agrícolas para a região conhecida por Matopiba – composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, pela ordem dos prefixos – será o tema em discussão no próximo ‘CBPM e Ibram Convidam’, dia 5, quarta-feira.

O presidente da produtora de fertilizantes Galvani, Ricardo Neves, vai falar sobre a participação da empresa neste setor considerado estratégico para a produção mineral na região.

Voltado para empresários, profissionais da mineração e jornalistas especializados em economia, o encontro com Neves está marcado para a sede da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, às 8h30, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Capaz de empregar 850 profissionais, fora o mercado indireto criado com sua produção, a empresa atua de forma verticalizada, desde a mineração da matéria prima até a entrega dos produtores rurais.

Unidades de extração – Além da sede no município baiano de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, são duas unidades de extração de rocha fosfática, uma em Angico dos Dias, povoado de Campo Alegre de Lourdes, e outra em Irecê, ambas no estado da Bahia.

Junto ao protagonismo no mercado de fertilizantes, a Galvani tem uma forte atuação socioambiental, a partir da promoção de projetos e atividades para as comunidades onde está instalada.

A empresa mantém ainda o Instituto Lina Galvani e o Parque Vida Cerrado, como forma de praticar ações de proteção ambientais. As inscrições para o ‘CBPM E Ibram convidam’ já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço bit.ly/cbpmconvidafev.

“Eu também não gostei de ser usada em uma montagem que dá a entender o apoio um governo que não aprovo”

Maitê Proença,sobre a utilização de sua imagem em uma montagem feita por Regina Duarte em rede social

“Ninguém aqui tem fome de poder”

Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil, sobre a crise gerada pelo esvaziamento da sua pasta

Encontro de engenharia

Começa hoje e segue durante o fim de semana o 2020 Brazil Student Regional Conference, com a presença de estudantes de engenharia de todas as regiões do país. O encontro tem mais de 150 futuros profissionais inscritos para diversas conferências, além da participação em competições e workshops. Entre as atividades, está a ‘ChemECar Competition’: os participantes devem desenvolver um protótipo de carro movido a reação química, sem combustível, com capacidade para percorrer uma distância determinada e pronto para transportar de forma segura uma carga específica. A competição aumenta de importância porque a equipe vencedora ganhará 200 dólares e representará o país na conferência anual, realizada em novembro nos EUA.

POUCAS & BOAS

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) conta, desde a semana passada, com uma sede em Barreiras com a inauguração de uma unidade que é coordenada pela Promotoria de Justiça Especializada em Combate à Sonegação Fiscal da cidade. O Cira conta com especialistas da Secretaria estadual da Fazenda e do Ministério Público estadual, bem como das secretarias de Segurança Pública e Administração e da Procuradoria Geral do estado. Em quatro anos de funcionamento a força-tarefa contabiliza mais de R$ 560 milhões recuperados para os cofres do estado e tem como alvos os débitos tributários considerados de difícil recuperação.

Termina hoje em Bom Jesus da Lapa a primeira festa de carnaval da Bahia deste ano, denominada Lapa Folia 2020. A cidade ribeirinha do São Francisco está com programação carnavalesca desde quinta-feira com atrações como Leo Santana e Toinho & Cia. O festejo de Momo fora de época é uma das estratégias locais para movimentar o município, que tem no turismo religioso e na produção de bananas em perímetro irrigado suas principais atividades econômicas.

Em Ilhéus acontece hoje a Festa de Iemanjá 2020 com manifestações culturais e religiosas, além de shows artísticos. O evento na cidade tem dois locais de programação, iniciando no Pontal às 5h com salva de fogos na praia da Maranata. Às 11h tem entrega dos presentes e das 13h às 18h samba de roda com duas atrações. No Malhado a concentração será na Pedra da Sereia, com início às 9h. A procissão marítima será às 15h para entrega dos balaios e das 16h às 21h a festa será animada por bandas locais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco