Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Sunday, 15 de September de 2024 às 6:00 h | Autor:

Estudante inventa “game” didático

Tricampeão da Olimpíada Brasileira de Matemática, Emmanoel Wallace segue inovando

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Estudante inventa “game” didático
-

O tricampeão da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas e privadas, Emmanoel Wallace Batista, não poderá competir pelo tetra este ano, porque já está na faculdade, mas encontrou um jeito de continuar utilizando a habilidade em cálculo, ao aplicar seus conhecimentos na criação do projeto Nexverso, visando criar jogos de computador com finalidade didática.

O jovem estudante de Barreiras, de apenas 17 anos, lançou o primeiro protótipo do plano de “gameficação do ensino-aprendizagem” na escola Cecília Meireles, com o objetivo de tornar mais lúdico e divertido o acesso às equações e teoremas.

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Emmanoel Wallace Batista quer devolver às novas turmas o entusiasmo com o qual foi contagiado por uma professora, a mestra em Matemática Vanessa Alves dos Santos, de quem o precoce inventor afirma ser devedor por tê-lo incentivado a desvendar os mistérios de Eratóstenes, Hypatia e os seguidores de Pitágoras de Samos.

– Além de incentivar o estudo em classe, o Nexverso permite ao aluno estudar a hora que quiser, onde quiser, porque o acompanhamento em tempo real será registrado em uma contagem de pontos simultânea à solução dos exercícios propostos – afirma o universitário.

Emmanoel Wallace Batista ficou famoso em Barreiras e nos municípios oestinos por sua destreza com os algarismos, tendo vencido o certame nacional contra 18 milhões de estudantes concorrentes, em façanha tida como heroica por sua origem humilde e escassez de recursos.

O exemplo do bom rapaz mostra ainda o quanto vale o esforço de uma docente, no caso, Vanessa Alves dos Santos, prestes a iniciar o doutorado em matemática.

“Pagando Brabo” em SSA

Depois do lançamento no formato convencional com raulseixistas do Rio e de São Paulo, o autor do livro “Pagando Brabo”, o jornalista e escritor Tiago Bittencourt está em Salvador com uma carga de exemplares da mais nova publicação sobre Raul Seixas, escrita em parceria com a terceira companheira, Tania Menna Barreto. O livro é baseado na “história de amor e loucuras”, como define Tania Menna Barreto, ao narrar em detalhes, o convívio com Raulzito, incluindo momentos tensos – e principalmente intensos – de excessos do comportamento rebelde complementado ao perfil amoroso do “canceriano sem lar”.

POUCAS & BOAS

- Em Bom Jesus da Lapa termina hoje a Romaria de Nossa Senhora da Soledade com missa festiva às 7h, presidida pelo reitor do santuário, Pe. Roque Silva Alves. Às 17h, terá início a tradicional procissão, saindo da catedral Nossa Senhora do Carmo. Com a participação de romeiros de diversas regiões do Brasil, a festa da Senhora Soledade é a segunda mais importante do santuário. A celebração de encerramento começa às 18h, coordenada pelo Pe. Marco Aurélio, da província Nossa Senhora Aparecida, São Paulo.

- O quarto Concurso Literário Osório Alves de Castro está recebendo inscrições até amanhã dos contos de escritores da região Oeste da Bahia, com organização da Câmara de Pesquisa, Extensão, Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Com foco no apoio e incentivo à leitura e escrita, a iniciativa vai premiar os trabalhos classificados até o quinto lugar. Os 15 melhores contos farão parte de uma coletânea a ser lançada em maio de 2025.

- Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Lourivânia Soares Santos está entre os pesquisadores selecionados e vai desenvolver estudos sobre a incidência das mudanças climáticas no patrimônio cultural e na qualidade de vida das comunidades. Ela faz parte de um seleto grupo de 25 estudiosos de diferentes países, ganhadores da Bolsa Memorial Saleemul Huq. Jornalista, mestre e doutora em Cultura e Sociedade, Lourivânia tem desenvolvido suas pesquisas com foco no semiárido ao longo da vida acadêmica.

Assuntos relacionados

Ensino escolar escola estadual Gameficação Olímpiada de Matemáticas

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco