Expo ‘Barroco mesmo’ é aberta no MAC
Confira a coluna desta sexta-feira, 11

A exposição “Sonia Gomes - Barroco, mesmo” reúne 60 peças de diferentes fases da trajetória da artista, além de fotografias inéditas de seu ateliê, de autoria de Lita Cerqueira.
A mostra ficará em cartaz até dia 13 de julho, no Museu de Arte Contemporânea, na Graça, administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura (Secult).
Viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, a exposição propõe um diálogo entre a poética contemporânea da artista e o legado do barroco brasileiro.
“Sonia Gomes – Barroco, mesmo” ocorre também em Ouro Preto, Minas Gerais. As mostras convergem em uma única exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, de novembro de 2025 a março de 2026.
-Receber Sonia Gomes é uma oportunidade de celebrar uma artista que transforma tecidos e memórias em obras que dialogam com a história, o território e as ancestralidades brasileiras, sobretudo negras e femininas”, destaca Daniel Rangel, diretor do museu.
Em Salvador, o público poderá desfrutar de uma programação diversificada, com encontros, oficinas e vivências realizadas no museu começando pela oficina educativa Palavra-semente, às 10 horas,
Às 14h, está previsto o debate “Barroco ressignificado: memória e arte colonial em Salvador”, com a participação da arquiteta Alejandra Muñoz, historiadora Wlamyra Albuquerque e do urbanista Nivaldo Andrade.
Encerrando as atividades do dia, às 16h, o público poderá acompanhar uma roda de conversa com a artista Sonia Gomes, o curador Paulo Miyada, o diretor do MAC_Bahia, Daniel Rangel, e a artista Goya Lopes.
Capacitação do CCBB
São insuficientes e não cumprem o objetivo de pluralidade os editais de patrocínio, se há candidatos hábeis ao conhecerem bem os trâmites e outros com dificuldade de decifrar os enigmas dos regulamentos aparentemente iguais para todos. Esta percepção de dois públicos, produzindo injustiça, terá atenuante a partir do lançamento pelo Banco do Brasil do Edital de Patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) 2026-2027. Neste novo edital o Banco do Brasil vai promover cursos presenciais de capacitação para produtores culturais, visando reduzir a vantagem de quem tem mais facilidade de mexer com burocracia.
POUCAS & BOAS
A 39° Festa dos Vaqueiros de Boa Vista do Tupim começa hoje com um jantar para organizadores e participantes. Amanhã a programação conta com shows musicais, que tem entre as atrações a banda Sem Pareia. No domingo, dia principal do evento, tem alvorada festiva e Missa dos Vaqueiros, às 10h no Parque Antônio Rafael. Depois do almoço, as provas movimentam o parque, encerrando com a entrega dos prêmios e Forró dos Vaqueiros. A organização é da Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento.
Em Cruz das Almas acontece hoje a sessão solene de posse dos escritores Patrícia Mendes (cadeira 19), Matias de Jesus (cadeira 18) e Miro Peixoto (cadeira 17), na Academia Cruzalmense de Letras (ACL). Com início às 19h30, o encontro vai movimentar a Casa da Cultura Galeno D'Avelírio. Sob a presidência da escritora Sarah Roberta de Oliveira Carneiro, o evento cultural contará com os demais membros da entidade, familiares e convidados.
A mesa redonda ‘Literatura do Oeste sob o olhar de um poeta e políticos’ terá na mediação o escritor e poeta Roberto de Sena, com participação do secretário da Fazenda de Barreiras, Marden Lucena e o vice-prefeito e procurador geral do município, Túlio Viana. Com início às 15h30 do dia 25 de abril, o encontro será no espaço da Academia Barreirense de Letras, dentro da Festa Literária da Bacia do Rio Grande (Flibarg), que será aberta no dia 24 com parceria da Fundação Pedro Calmon.