Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 21 de maio de 2023 às 5:30 h | Autor:

Exu e Maria estão no livro de Gildeci

"A Casa do Mistério ou A Casa do Renascimento” se passa entre as mais variadas práticas viciosas de ganância

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
O professor doutor Gildeci de Oliveira Leite, articulista do jornal A TARDE
O professor doutor Gildeci de Oliveira Leite, articulista do jornal A TARDE -

Orixá, vodum ou encantado, a depender da denominação utilizada pela nação à qual pertence o terreiro, Esú é o protagonista do mais novo romance do professor doutor Gildeci de Oliveira Leite, articulista do jornal A TARDE, aos domingos.

O enredo de “A Casa do Mistério ou A Casa do Renascimento” se passa entre as mais variadas práticas viciosas de ganância, misturando-se interesses comezinhos por riqueza material e ações de intolerância religiosa.

Curiosamente, no livro de Gildeci, a mãe dos dois gêmeos habituados a trapaças chama-se Maria, bem diferente em seu comportamento daquela escolhida para dar à luz a Jesus Cristo, conforme se lê na Bíblia.

Ao contrário: esta Maria vigarista e má assume o comando do processo de ascensão social envolvendo racismo e assassinato, sem compromisso com qualquer divindade, exceto o “deus” da conta bancária.

A trama acontece em Salvador, embora o controle das incursões mafiosas atenda a comandos de fora da capital baiana, envolvendo chefes e marionetes em ambientes fedendo a dinheiro e a bebida.

– Exu de tudo sabe, ele é narrador e personagem, vê a hipocrisia e a farra escondidas nas luxuosas suítes do templo! – antecipa um pedacinho da narrativa, beirando entre ficção e o “suposto real”, o autor do livro, um dos mais atuantes intelectuais baianos voltados para a produção literária de viés religioso de matriz africana.

O livro sai pelo selo Mayamba, editado por Manuel Rui, em Luanda, capital de Angola, de onde veio grande parte dos ex-escravizados, nos navios tumbeiros, onde a sobrevivência era uma questão de sorte ou de fé durante 350 anos.

“A solução não está na formação de blocos antagônicos ou respostas que contemplem apenas um número pequeno de países"

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, durante discurso na cúpula do G7, quando questionou a própria legitimidade do grupo e defendeu uma reforma das instituições globais para permitir que emergentes tenham mais voz nas decisões.

Campanha de adoção do TJ

A campanha “Filhos são eternos bebês”, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), promove a iluminação até o dia 31/05 de diversas edificações na capital e no interior do Estado, na cor roxa, como forma de chamar a atenção para a necessidade de adoção de crianças e adolescentes dentro do perfil pouco buscado pelos pretendentes, a exemplo de grupos de irmãos ou com problemas de saúde. A campanha será oficialmente lançada no dia 25 de maio, Dia nacional da adoção, às 9h30, na Arena Parque Santiago, em Salvador. A entrada é aberta para todos aqueles que se interessem na adoção de crianças e adolescentes.

Drag Queen da Bahia disputa título nacional

A participação de uma drag queen da Bahia como finalista de um programa de tevê fechada de grande audiência desperta a comunidade LGBTQIA+ para formar uma torcida entusiasmada no episódio final, no dia 26.

Desirée Beck, já muito conhecida em Salvador, representa as pessoas geralmente de sexo masculino, utilizando roupas e maquiagem exageradas para assumir-se esteticamente de forma diferenciada e libertária.

A representante das drags da Bahia vai disputar o prêmio final do programa apresentado por Xuxa com outras três artistas, na decisão programada para Belém do Pará.

– Estou com uma expectativa imensa para a final e muito feliz de chegar até aqui, tendo concorrido com artistas tão talentosos. A cada episódio superei desafios, dei o melhor de mim, e chego com essa energia nesta fase – celebra Desirée, há sete anos atuando em diferentes vertentes artísticas em Salvador.

Cartel vitorioso – No cartel vitorioso, a campeã já venceu concurso como miss, realizou shows, peças teatrais, palestras e agora trabalha em seu canal no Youtube e em novos shows programados para São Paulo e Salvador.

Tida como favorita, Desirée Beck já tem quatro vitórias nos desafios, aproveitando bem seu talento em versatilidade, bom humor e elegância, critérios levados em conta na competição.

Para chegar à finalíssima do Caravana das Drags, Desirée superou outras 296 concorrentes de todo o País, na disputa mais difícil do gênero, capaz de abrir portas para outras etapas de sua carreira, além de dar mais visibilidade ao trabalho das colegas de Salvador. A vencedora leva R$ 150 mil além do título de “Suprema”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco