Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado Thursday, 12 de May de 2022 às 6:00 h | Autor:

Fapesb e Ufba duelam em edital de R$ 30 milhões

De acordo com a Secti, edital visa combater desigualdade entre recursos alocados em instituições mais longevas

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Apesar da situação, nenhum gestor quis falar sobre o tema
Apesar da situação, nenhum gestor quis falar sobre o tema -

O edital de R$ 30 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação gerou duelo de notas entre os órgãos e a Universidade Federal da Bahia, mas nenhum gestor quis falar sobre o tema.

Em nota publicada em seu site Ufba em Pauta, tendo como fonte a própria "Universidade Federal da Bahia", o autor manifestou “estranheza” devido ao limite por instituição da quantidade de projetos propostos, conforme retificação ao edital.

O reparo “que causa espécie”, nas palavras do texto distribuído pela Ufba, é o limite de apresentação de duas propostas, por instituição executora, independentemente da área estratégica de atuação, daí pedir a “Ufba” a nulidade da retificação.

Já a Secti, em nota assinada pelo coordenador de Comunicação Social Erick Issa, destaca o cuidado com as “condições previstas para garantir o equilíbrio entre os recursos alocados na capital e no interior”.

Segundo o texto enviado por Erick Issa, “a lógica da interiorização passa pela desconcentração de recursos na mão de uma única instituição”, dentro da lógica de criação e fortalecimento da rede de instituições de ciência e tecnologia.

De acordo com a Secti, “o edital visa combater esta desigualdade entre os recursos alocados nas instituições mais longevas, com maior número de doutores e publicações, para oportunizar a construção e o fortalecimento de competências em outras instituições”.

Neste contexto, sendo mais forte em relação a todas as outras instituições congêneres do estado, a Ufba estaria dotada também dos pesquisadores favoritos ao apresentarem seus projetos, se não houvesse o critério de limitação, visando praticar justiça reparadora e proporcional.

Fieb recebe pré-candidatos

Com o objetivo de contribuir para a construção dos planos de gestão dos futuros candidatos ao Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) recebeu os principais pré-candidatos - ACM Neto (UB), Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (Republicanos) - à disputa estadual para discutir proposições para o desenvolvimento econômico do estado. Foram discutidas propostas para diversas áreas, entre elas Planejamento e Governança.

- Nossa intenção, ao trazer os pré-candidatos ao governo do estado para esta troca de ideias foi apresentar as proposições do segmento industrial e contribuir neste momento em que os planos de governo ainda estão sendo delineados para que possamos interagir”, destacou o presidente da Fieb, Ricardo Alban.

Godinho eleito no TRE-BA

Foi eleito ontem pelo pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o novo desembargador eleitoral titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Pedro Rogerio Castro Godinho. Godinho, que já atua como desembargador substituto, recebeu 39 votos, contra 13 votos dados em Ricardo Augusto Schimidt, 2 votos em Maurício Lima de Oliveira e 2 votos em Paulo Sergio Barbosa de Oliveira. Maria Cristina Ladeia de Souza e Rosalvo Augusto Vieira Silva não receberam votos e não foram registrados votos nulos e brancos.

Capacitação em joias

Quem tem interesse e aptidão para trabalhar com joias, seja na montagem de uma joalheria ou em lapidação, pode procurar o Centro Gemológico da Bahia, sediado em novo endereço, agora no Pelourinho.

A oportunidade do momento é o curso de Gestão e Linha de Montagem para Joalheria, todo presencial, programado para o período entre os dias 6 e 20 de junho, de segunda à sexta, entre 13h e 17h.

Resultado de parceria entre o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Centro Gemológico, o curso integra o planejamento de ações de formação promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

- O Centro Gemológico da Bahia é uma referência na avaliação, pesquisa, difusão, classificação e valorização das gemas e joias do estado, além de ser um polo que fomenta a capacitação profissional através de cursos profissionalizantes do setor”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Nunes.

Para José Nunes, o novo curso vai agregar valor ao segmento, estreando a sede com mais espaço em salas distribuídas de forma tal a favorecer o convívio entre mestre e aprendizes na arte de lapidação e joalheria.

Assuntos relacionados

coluna a tarde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Tempo Presente universidade federal da bahia

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco