Fecomércio debate nova lei de startups
O presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), Carlos de Souza Andrade, vai abrir os debates sobre o ‘marco legal das startups’, em videoconferência programada para a próxima terça-feira, às 19 horas, no canal YouTube da instituição.
O objetivo do encontro entre autoridades da área de ciência e tecnologia é tentar dimensionar os impactos da nova legislação para os empreendedores baianos.
Confirmaram participação a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Adélia Pinheiro; o secretário de Inovação e Tecnologia de Salvador, Samuel Araújo; e o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim.
O convite para organizar o painel digital, aceito por alguns dos principais gestores públicos da área, partiu do Centro de Inovação (Inovacom), por meio da Câmara de Inovação e Tecnologia, em sociedade com o Sebrae e a empresa Fiedra Advocacia Empresarial.
O coordenador da Câmara de Inovação e Tecnologia da Fecomércio, Rodrigo Paolilo, e o sócio da Fiedra, Emiro Neto, serão responsáveis pela mediação do encontro, acessado gratuitamente pelos cidadãos internautas.
Durante o encontro, será lançada uma cartilha sobre o marco legal, elaborada pela Fecomércio, em parceria com a Fiedra, a fim de informar, com didatismo e clareza, as principais propostas da nova legislação.
De acordo com os organizadores do encontro, o marco legal das startups surgiu como uma tentativa de reduzir as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores da inovação, objetivo destas organizações voltadas para a formatação de empresas e atração de investimentos.
“Triplicar o fundo
eleitoral é um absurdo!
Na pandemia, onde
estamos correndo
contra o tempo para
salvar vidas, é um
escárnio! Faltam
comida, emprego,
saúde para o povo!
Votaremos contra!”
Randolfe Rodrigues, senador, sobre a aprovação do fundo eleitoral para eleição com o triplo do antigo valor
DPE no Prêmio Innovare
Do total de 68 práticas da categoria Defensoria Pública de todo o Brasil inscritas na 18ª edição do Prêmio Innovare, nove são da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA): Advocacy Pop Rua, ChatBot do Nudem [Núcleo de Defesa das Mulheres], Educação em direitos e informações para os presos do Sistema Prisional da Bahia e seus familiares, Jovens no Estádio, Liberdade na Estrada, Mutirão de Adequação de Nome e Gênero, Porta aberta para atendimento na pandemia da Covid-19, QualiDPE e Sexta Jurídica. Agora a comissão julgadora definirá os finalistas e, ainda, qual das práticas leva a premiação destaque, que este ano tem como tema a “Defesa da Igualdade e da Diversidade”. O anúncio dos vencedores está previsto para acontecer no final deste ano, em uma cerimônia em Brasília.
Celebrando a amizade
O Dia Internacional da Amizade e o Dia do Amigo são celebrados no Brasil e em diversos lugares no mundo no dia 20 de julho. Para celebrar a data, a Orquestra Sinfônica da Bahia fará um vídeo com uma versão da orquestra para a emblemática “Canção da América”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, música que no Brasil tem sido uma canção-símbolo da amizade por várias gerações. O vídeo, gravado remotamente, vai ao ar no dia 20 de julho, às 20h, no canal da Osba no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) e nas redes sociais da orquestra.
Parceria para o bem comum
Uma rara associação entre poder público e iniciativa privada tem dado suporte às ações de recuperação e construção de vias de acesso na região oeste, tendo como mais novo exemplo de sucesso o trabalho desenvolvido na estrada São Sebastião, na zona rural de São Desidério, ligando as fazendas à rodovia BA-020. Os recursos para aquisição de máquinas, insumos e contratação de mão de obra são originados de uma parceria entre associações de produtores e secretarias do governo do estado.
– Já tivemos cascalho aqui, há oito anos, mas logo ele desapareceu, com o uso. Agora, desde o transporte de pessoas, escoamento da safra e chegada de insumos, tudo será muito mais rápido do que costumava ser – afirma o presidente da Associação dos Produtores da Estrada São Sebastião, Anildo Kurek.
O governo do estado participa com o programa chamado Prodeagro, uma renúncia fiscal aprovada por meio do Decreto número 14.500, de maio de 2013, como forma de incentivar a participação dos investidores. O projeto, conhecido por Patrulha Mecanizada, tem um fundo gestor composto por representantes de associações de irrigantes, produtores de algodão e secretarias de Agricultura de Infraestrutura do Estado da Bahia.