Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 15 de outubro de 2022 às 6:00 h | Autor:

Festival pratica a fé e mata a fome

Evento na paróquia do Centro Administrativo só acontece no próximo final de semana

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Encontro será realizado no estacionamento da paróquia Ascensão do Senhor
Encontro será realizado no estacionamento da paróquia Ascensão do Senhor -

A mobilização de recursos por parte da sociedade civil vem compensando o vácuo de ações do governo federal no enfrentamento da fome no país, como se pode verificar na programação de um festival na paróquia do Centro Administrativo.

Como o evento só acontece no próximo final de semana, entre sexta, 21, e domingo, 23, a divulgação antecipada pode favorecer o planejamento das pessoas para participar do mutirão visando contribuir a fim de reduzir a dor e o sofrimento de soteropolitanos em situação de carência absoluta.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O encontro chega a sua nona edição e será realizado no estacionamento da paróquia Ascensão do Senhor, com toda renda revertida para as obras sociais do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, mantido pela Igreja Católica.

-Mais que um festival de gastronomia, cultura e entretenimento para toda a família, o Primaverão é a festa da solidariedade, afirma o pároco, padre Manoel Oliveira.

Ao citar São Tiago, um dos pensadores católicos de relevância, o padre lembrou ser a prática virtuosa necessária à crença: “a fé que não se traduz em ações, por si só está morta”.

Atrações - O bilhete custa R$ 10 com direito a curtir atrações musicais, como as Garotas de Liverpool, cantando Beatles, a Banda Mil Milhas, e o Coral Aponte, formado por alunos do colégio estadual Bolívar Santana.

Para quem aprecia feijoada completa, quem garante o sabor é Tereza Paim mas tem também comida gaúcha, alemã, italiana, portuguesa, além da venezuelana, graças à parceria com o Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados da Universidade Federal da Bahia (Namirufba).

“Ele pode gastar o que ele quiser, está dado. O destino do Bolsonaro está traçado: ele vai ter que ter humildade e entregar a faixa (...) [Outros presidentes] juntos não gastaram a metade do que o Bolsonaro tá gastando”

Abae celebra 28 anos

A Associação Bahiana de Equoterapia (Abae), entidade sem fins lucrativos, comemorou 28 anos de prestação de assistência especializada às crianças e adolescentes com deficiência e suas famílias. O objetivo para os próximos meses é o de ampliar o atendimento do grupo atualmente contando 132 beneficiados pelo uso da montaria com o objetivo de reabilitação de problemas ocasionados por uma série de enfermidades. Segundo os especialistas em equoterapia, os efeitos dos estímulos produzidos pelo movimento do cavalo ajudam na psicomotricidade das crianças e jovens, beneficiando as terapêuticas. A Abae dispõe de equipe com assistente social, psicológicas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicomotricista e pedagoga. Mais informações no site da ABAE.

POUCAS & BOAS

- Em homenagem ao dia do educador Ambiental, comemorado hoje, a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) participa do início do plantio de 100 mudas de árvores da Mata Atlântica no Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) a partir das 16h. A atividade faz parte do evento “90 Anos Lydia Hortélio – Encontro para Brincar” que o MAM-Bahia está promovendo em comemoração à semana das crianças desde o dia 11 de setembro. A Abaf estará presente com representantes das empresas associadas Bracell e Suzano e do parceiro Caetá Ambiental.

- Com a proposta de beneficiar 100 comunidades quilombolas dos territórios de identidade do Baixo Sul, Litoral Sul, Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru, dentre outros, terminou ontem um curso do projeto Quilombo Legal. Voltado para a capacitação técnica de profissionais relacionados às ciências agrárias, georreferenciamento, ciências sociais e engenharia, o evento é resultado da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (CDA/SDR) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

- Com um Sarau Poético termina hoje o projeto Ocupa Biblioteca na comunidade Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Aberta dia 03 de outubro a programação envolveu grupos de diferentes faixas etárias em oficinas, teatro, debates e encontro com escritores. Com o propósito de fomentar a leitura e incentivar a população a frequentar o espaço, a programação de hoje começa às 17h.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco